Cidadeverde.com

Ministério Público do Piauí quer praticar constelações familiares

Imprimir

Fotos: Ascom/MP

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho/SQVT – Programa Bem Viver no MP, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realizou na manhã dessa sexta-feira (28), um Treinamento em Constelações Sistêmicas Familiares para Membros e Servidores.

O evento faz parte da programação do “Setembro Amarelo” que durante todo o mês realizou diversas atividades em alusão à campanha de prevenção ao suicídio. A palestra aconteceu no auditório da sede da Procuradoria Geral de Justiça e foi conduzida pelo advogado Frederico Ciongoli, que possui experiência na aplicação das Constelações Sistêmicas desde 2012, já facilitou constelações em mais de mil casos de litígios de família em sucessões nos escritórios da OAB e da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).

Constelação Familiar é uma nova visão terapêutica, em que o ser humano é olhado não como um ser isolado, mas como alguém que tem uma história familiar que atua através dela. É um método que revela as dinâmicas ocultas do inconsciente do sistema familiar, o que permite encontrar soluções para os problemas de relacionamento entre os membros da família e/ou grupo social.

De acordo com a promotora de Justiça Cléia Fernandes, coordenadora do SQVT, a ideia de organizar o curso sobre constelação familiar no Ministério Público é uma forma de oportunizar aos servidores e membros a possibilidade de conhecerem essa técnica que representa uma transformação paradigmática. "A sentença pode encerrar o processo, mas o conflito pode persistir. Então, é um método que vem sendo usado pelo poder judiciário. O CNJ desde 2012 editou uma resolução, o CNMP também editou. 16 estados já tem o uso das constelações e no Piauí estamos aguardando em breve para que possa se expandir para essa nova forma de resolução de conflitos", pontuou.Durante o treinamento realizado, o palestrante ressaltou a importância do método em casos jurídicos, que já vem sendo aplicados para auxiliar nos processos judiciais de maneira mais rápida e eficiente.

"A utilização da constelação vem para somar com várias práticas alternativas de resolução de conflitos e como a constelação tem uma técnica muito rápida e revolucionária de trazer o que está oculto nos conflitos humanos, então ela vem somar no sentido de trazer rapidez na resolução e efetividade, ou seja, as partes tomarem responsabilidade naquilo que não deu certo. Então, a constelação não só está contribuindo no judiciário na resolução dos conflitos, mas na sociedade como um todo, no amadurecimento do ser humano no sentido de tomar responsabilidade para aquilo que não deu certo, ao invés de delegar para um juiz ou um advogado para resolver seus problemas. Então, as constelações entram como uma ferramenta de amadurecimento da cidadania do povo brasileiro", disse o palestrante. 

 

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais