Cidadeverde.com

Consultoria brasileira lista as 5 profissões mais requisitadas no país

Na consultoria de recrutamento Hays, uma das maiores do Brasil, a demanda por profissionais ligados às diversas áreas que envolvem transformação digital nas empresas cresceu 44% de 2015 até o ano passado.

E quando a diretora da Hays Caroline Cadorin olha para o futuro, ela enxerga horizonte ainda mais promissor sobretudo para cinco funções, cujas nomenclaturas são mais utilizadas em inglês, idioma que é pré-requisito para 9 entre 10 cargos na área de tecnologia.

No jargão de recrutamento, Caroline e seus colegas de área chamam estes profissionais de moscas brancas (termo usado para especialistas difíceis de encontrar no mercado):

1. Especialista ou arquiteto de cloud: profissional que comanda a mudança da infraestrutura da empresa passando dados dos servidores para a nuvem.

2. Profissional de digital labs: responsáveis por desenvolver laboratórios digitais para testar novas tecnologias e processos.

3. Líderes de digital transformation: é quem vai ficar responsável por gerir o processo de transformação digital que exige mudança de metodologia, cultura e tecnologia.

4. Product Owner e Project Manager: a necessidade no que diz respeito à gestão de produtos e projetos parte de empresas que adotaram metodologia ágil. A busca mira profissionais que trabalhem em modelo de SQUAD – pequenos times multifuncionais.

5. Desenvolvedor: responsáveis por programar e criar softwares/plataformas/ aplicativos.

O perfil de tecnologia aliado ao conhecimento do negócio é uma regra para todos eles. “ Senso de dono, pensamento voltado em como contribuir fazem parte do perfil que deixa de ser só técnico para ser empreendedor”, explica.

A executiva atribui a tendência de alta à ampliação do uso da tecnologia pelas empresas no Brasil. “Nesse último período, para além das empresas de tecnologia e startups, começou um movimento de transformação digital nas indústrias mais tradicionais”, explica.

Nesse domínio, empresas de bens de consumo e serviços, como bancos e instituições financeiras, são as que mais contratam, mas a distribuição da necessidade é uma realidade, inclusive geograficamente.

Fonte: Exame.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais