Cidadeverde.com

Eleições 2018: aplicativos gratuitos facilitam a vida do eleitor

Imprimir


Foto:WilsonFilho/CidadeVerde.com

Nas eleições de 2018 estão disponíveis seis aplicativos para facilitar a vida do eleitor, aproximando-o do trabalho da Justiça Eleitoral e dando maior transparência, são eles: JE Processo, Boletim de Mão, E-título, Mesários, Pardal, e o “Resultados”. 

Os apps podem ser baixados. Conheça cada um deles:

e-Título: Quem baixar esse aplicativo terá uma via digital do título de eleitor. O e-Título informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral. No caso dos eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico e têm sua foto na base de dados da Justiça Eleitoral, o documento digital poderá ser utilizado para a identificação perante o mesário na hora de votar. O uso do aplicativo dispensa a apresentação do documento em papel. No Piauí, até o final do mês de setembro 89.219 eleitores fizeram o download do app em seus celulares e tablets. Dentre as vantagens de utilizar o e-Título estão ainda as de emitir a certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, além de poder ser baixado a qualquer momento até o dia da eleição.

Pardal: Voltado para a fiscalização por parte do eleitor quanto à campanha de partidos e candidatos, o aplicativo Pardal permite encaminhar denúncias de irregularidades eleitorais, com evidências que podem servir de provas em eventual processo (fotos, áudio e vídeo). Podem ser encaminhadas denúncias de diversos temas, como propaganda eleitoral, uso da máquina pública, compra de votos, crimes eleitorais, doações/gastos eleitorais, dentre outros. Uma novidade na versão atual é o aprimoramento do sistema de triagem das denúncias, a fim de facilitar o trabalho de apuração por parte dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral (MPE).No Piauí, com 242 denúncias recebidas até o final do mês de setembro, propaganda eleitoral é o tema mais denunciado, seguido de crimes eleitorais.

Mesários: O aplicativo é destinado a um público de aproximadamente dois milhões de mesários que trabalharão nas Eleições 2018. Contém instruções gerais sobre a atividade do mesário e tem a função principal de dar suporte para o cidadão que vai prestar serviço no dia das eleições, de forma simples e rápida. Busca também orientar e tirar dúvidas sobre todo o processo, datas importantes do calendário eleitoral de interesse dos mesários, reúne dicas e soluções, vídeos e um questionário de avaliação para ser preenchido após a eleição.

JE Processo: O JE Processos permite acompanhar o andamento de processos que tramitam na Justiça Eleitoral com mais facilidade e rapidez. Além de eleitores em geral, costuma ser utilizado por advogados e jornalistas. Disponível em âmbito nacional desde 2016, dispõe da consulta por nome da parte, nome do advogado ou número do processo. Após o preenchimento das informações, o aplicativo exibe o último andamento do processo, bem como seu relator, sua origem, partes e advogados. Decisões proferidas no processo pesquisado também podem ser acessadas.
Boletim de Mão: Com esse aplicativo, qualquer cidadão poderá acessar, de forma rápida, segura e simplificada, as informações contidas nos Boletins de Urna (BU), que são impressos após o encerramento da votação e afixados em quadros de aviso nas seções eleitorais no dia da eleição. A totalização dos resultados da eleição é a soma dos dados de todos os Boletins de Urna, de todas as seções eleitorais do País. O acesso facilitado a esses documentos permite que o cidadão verifique se o BU impresso na sua seção corresponde ao recebido pelo sistema de totalização de votos, dando ampla transparência ao processo eleitoral.

Resultados: O aplicativo “Resultados”, é uma ferramenta que permite ao cidadão acompanhar o andamento do processo de totalização das Eleições 2018, além da contagem de votos de todo o Brasil e visualizá-la a partir de consulta nominal, que apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada candidato com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno. O app também permite ao cidadão verificar resultados das eleições proporcionais para deputados estaduais, distritais e federais, fazendo a utilização da geolocalização do aparelho para indicar os resultados relativos ao estado em que ele se encontra. O usuário também pode optar por selecionar outras localizações que desejar consultar.

Fonte: TRE-PI

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais