Cidadeverde.com

HUT já realizou 41.721 atendimentos e 10.396 cirurgias somente este ano

Imprimir

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) é o único hospital do Piauí que oferece para a população atendimento de urgência e emergência em 30 especialidades médicas, 24 horas por dia. Esses profissionais são especialistas em assistência ao trauma e somente esse ano essas equipes realizaram 41.721 atendimento e 10.396 cirurgias. A intenção é oferecer um serviço resolutivo que atenda as necessidades da população, principalmente por conta do grande número de vítimas de acidentes de trânsito.

Dentre as especialidades oferecidas pelo HUT, a ortopédica, neurológica, bucomaxilo e cirurgia geral são responsáveis por mais de 80% do atendimento geral, pois são as que compõem a equipe do trauma. De acordo com o Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do hospital, ter uma equipe multidisciplinar de plantão 24 horas é fundamental para garantir ao paciente segurança no diagnóstico, além de manter um atendimento ágil e de qualidade.

“O HUT é preparado para atender casos de alta complexidade com perigo iminente de morte. São traumas graves que estão cada vez mais complexos, necessitando de um atendimento cada vez mais especializado. Os pacientes que são vítimas de trauma passam pela avaliação de todos os especialistas que compõem a equipe do trauma”, explicou o diretor.

A dona de casa Joana de Sousa, de 35 anos, deu entrada na última segunda-feira (01) no hospital, após cair de uma motocicleta. Após realizar exames e passar pela avaliação de vários especialistas aguarda o momento da alta hospitalar. “Fui trancada por um carro. Cai e bati a cabeça, mas como eu estava usando capacete não tive maiores complicações. Já fiz todos os exames e hoje mesmo terei alta. Agora ficarei mais atenta no trânsito”, comentou Joana.

Em 2018 o HUT atendeu 7.969 vítimas de acidentes de trânsito, sendo que 6.730 foram apenas vítimas de acidentes com motocicleta. Esse dado representa mais 80% dos acidentes de trânsito que chegam ao HUT. Segundo Dr. Osvaldo Mendes, gerente médico da Clínica Ortopédica, por conta do perfil de atendimento o HUT recebe os casos de maior gravidade. “Recebemos pacientes encaminhados pelos hospitais de menor complexidade, como os hospitais de bairro e UPAs ou atendidos pelo SAMU. Nos casos dos pacientes atendidos pelo SAMU a própria equipe da ambulância avalia se é caso de atendimento no HUT”, destacou o gerente.

Gilberto Albuquerque explicou ainda que esse fluxo de atendimento da rede de saúde de Teresina foi implantado em dezembro de 2016 e, desde então, a qualidade da assistência tem melhorado bastante. “Cada hospital da rede de Teresina tem o seu papel. Não podemos ocupar um hospital de alta complexidade com atendimentos considerados simples, pois estaremos colocando em risco a vida de pessoas em estado grave. É responsabilidade nossa zelar pela vida e garantir atendimento adequado para os que mais precisam”, ressaltou.

As especialidades atendidas pelo HUT são Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Pediatria, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Cirurgia Neurológica, Clínica Geral, Endoscopia Digestiva, Endoscopia Peroral, Colonoscopia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia, Ultrassonografia, Urologia, Radiologia, Infectologia, Nutrologia, Anestesiologia Pediátrica, Anestesiologia Adulto, Intensivista Adulto, Intensivista Pediátrico, Ecocardiografista Adulto e Ecocardiografista Pediátrico.

 

[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais