Cidadeverde.com

Ligas acadêmicas promovem ações contra o suicídio

Imprimir

O Brasil é o oitavo país em número de suicídios no mundo. Estima-se que até 2020 aproximadamente 1,53 milhões de pessoas cometerão suicídio, e 10 a 20 vezes mais pessoas tentarão suicídio em todo o mundo, representando a média de uma morte a cada 20 segundos e uma tentativa de suicídio a cada 1-2 segundos. 

Esse alarmante quadro motivou estudantes do curso de Psicologia de uma faculdade particular de Teresina a promover uma série de atividades com o objetivo de levantar debates sobre a importância da prevenção ao suicídio. Os acadêmicos, que fazem parte das ligas de psiquiatria e suicidologia, pretendem realizar ações de conscientização em locais públicos da capital sobre saúde mental. 

"A ideia é sair da Faculdade e promover estas ações de extensão junto a população, visando informar a comunidade sobre verdades e mitos em relação ao suicídio", afirma a Profa Naldiana Cerqueira Silva, da Facid | Wyden, que coordena as ações junto às ligas. 

O projeto iniciou com palestras no auditório da faculdade abordando os temas como saúde mental e suicídio em idosos, formas de prevenção ao suicídio, o trabalho de apoio emocional realizado pelo CVV, entre outros.

Para os próximos dias, nas datas de 6 e 7 de outubro, no período de 14 às 19h, acontecerão ações no Parque da Cidadania, Potycabana e Teresina Shopping. Na oportunidade serão desenvolvidas intervenções junto à população com a distribuição de panfletos esclarecendo dúvidas acerca dos mitos e verdade sobre o suicídio.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais