Cidadeverde.com

Garis paralisam coleta de lixo em Teresina por atraso nos salários

Imprimir

Foto: Divulgação

Os funcionários da empresa da coleta de lixo de Teresina paralisaram as atividades neste sábado(05) em protesto contra o atraso nos salários. São cerca de 400 colaboradores entre garis e motoristas que também reclamam do atraso no ticket alimentação e no vale transporte. 

"Já estamos há mais de um mês sem recebe o passe do transporte e nos meses anteriores o salário sempre estava atrasando. Passamos do quinto dia útil e não temos previsão de receber esse mês, por isso resolvemos fazer essa paralisação de advertência", disse um dos funcionários que não quis se identificar. 

Os coletores de lixo passaram a manhã na porta da garagem da empresa, no bairro Areias, zona Sul, e tiveram adesão também do sindicato da categoria, que está mobilizando uma greve por tempo indeterminado. 

"Nós não temos como vir trabalhar sem vale transporte", lamentou o funcionário.

Prefeitura garante pagamento

 A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), informa que os pagamentos feitos pelo poder municipal para as empresas dos serviços de limpeza pública estão todos em dia e seguindo "rigorosamente" o prazo contratual estabelecido, não havendo nenhum tipo de atraso por parte da Prefeitura. 

A Prefeitura ainda afirma que, "de um quadro de 1.600 trabalhadores da limpeza, pouco mais de 60 paralisaram suas atividades" e já estão em negociação com a empresa para que retornem às atividades ainda hoje.

A Prefeitura garante que os serviços não ficarão prejudicados já que a empresa já fez a substituição dos trabalhadores parados.
"Diante da quase insignificante paralisação, com número muito pequeno de trabalhadores envolvidos, o poder executivo municipal lamenta e estranha o fato do movimento só acontecer agora, em um momento político-eleitoral, suscitando dúvidas sobre seu real motivo. Todo serviço de limpeza, especialmente de coleta, já está devidamente normalizado", destaca a prefeitura.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais