Cidadeverde.com

Eleições 2018: Piauí teve 15,72% de abstenções e 9,88% votos nulos

Imprimir


Foto:LuccasAraújo/CidadeVerde.com

A Comissão de Apuração das Eleições 2018 apresentou relatório final do resultado do pleito no Piauí. A apuração foi encerrada à meia noite do domingo (07). O presidente da comissão, desembargador Pedro Macedo, afirma que a eleição ocorreu de forma tranquila.

“O Piauí possui 2,3 milhões de eleitores. Deste total, votaram 1,9 milhões. O total de abstenções foi de 15,72%, os votos brancos somaram 3,17% e os nulos são 9,88%.Tivemos 9.9995 seções. Foram mais de 11 mil urnas e apenas uma foi impugnada. As eleições ocorreram de forma tranquila. Dentro da normalidade”, disse.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, defendeu o sistema da biometria das críticas recebidas. Segundo ele, apesar da demora, a biometria é necessária para a segurança do processo eleitoral. 

" O TRE encerrou a totalização dos votos a meia noite. Houve problema na demora da votação, principalmente, na cidade de Paulistana, e em algumas sessões de Teresina ocorreram grande atraso. Além da votação em seis candidatos, houve o atraso com a biometria. Alguns eleitores possuem dificuldade de colocar a identificação digital. Isso causou demora. Mas a biometria é um meio de segurança da votação.  É uma garantia para que o leitor tenha certeza de que realmente votou. Agora a pouco a comissão apurado vai proclamar os eleitos", disse.

Ele destaca a biometria como um grande avanço do Piauí. "O Piauí avançou na biometria. Nem todos os Estados conseguiram levar a biometria para 100% dos Municípios. É um mais um meio seguro para garantir a legitimidade do pleito. A irmã passa por auditorias e criptografia para garantir a segurança. Recebi de parentes questionados se já fraudes. As que tiveram problemas foram substituídas sem problemas para eleitor e candidato", disse.

Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais