Cidadeverde.com

Piauí terá professor na Academia Brasileira de Literatura de Cordel

Imprimir

Foto: Ascom 

O professor piauiense Wilson Seraine foi convidado para integrar a Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC). A solenidade de posse acontecerá nesta sexta (26), a partir das 19h, na sede do Conselho Estadual de Cultura do Piauí.

A indicação de Wilson Seraine foi realizada pelo presidente da ABLC, o poeta Gonçalo Ferreira da Silva. “Convidamos o Wilson para integrar nossa casa, na categoria pesquisador, porque entendemos que o trabalho dele tem contribuído de maneira fundamental para preservar a literatura de cordel”, destaca Gonçalo Ferreira.

“Recebemos o convite com muita honra. Estou feliz por ser lembrado e acolhido pela Academia, que eu respeito há muito tempo. Pertencer à ABLC reforçará, ainda mais, nosso comprometimento com a cultura”, afirma Wilson Seraine.

A admiração de Wilson pela literatura de cordel resultou no livro “A Literatura de Cordel no Ensino de Ciências”. A obra é resultado da dissertação de mestrado defendida por ele, em 2009, e comprova a hipótese de que a literatura de cordel pode colaborar para a compreensão de conteúdos didáticos e que é possível incorporá-la à prática docente.

Em parceria com o cordelista Pedro Costa, que faleceu em 2017, Seraine inovou na apresentação do livro – a introdução e a conclusão vêm em formato de cordel, mostrando, na prática, ao leitor como os versos podem ensinar.

“Pedro Costa foi o primeiro piauiense a ser empossado na ABLC. Era um poeta que valorizava a beleza e a riqueza dessa manifestação cultural tão abrangente”, lembra Wilson.

A solenidade contará com apresentações culturais de violeiros e poetas populares, e a presença do presidente da ABLC, o poeta Gonçalo Ferreira da Silva. O presidente da Academia Piauiense de Letras, Nelson Nery Costa, fará a apresentação de Wilson na abertura do evento.

Wilson Seraine

Wilson Seraine é piauiense, de Teresina. Formado em Licenciatura Plena em Física na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS). É professor de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), autor de 7 livros nos segmentos de educação e cultura popular,  é membro da Academia Piauiense de Literatura de Cordel,  integra o Conselho Estadual de Cultura do Estado do Piauí, preside a 1ª Colônia Gonzagueana do Brasil, localizada em Teresina, e apresenta, na FM Cultura de Teresina, o programa semanal “A Hora do Rei do Baião”.

 

Da redação 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: professor