Cidadeverde.com

Lucas Rolim, poeta piauiense, lança livro "artesanal" nesta sexta em Teresina

Imprimir

Nesta sexta-feira (26), o jovem escritor teresinense Lucas Rolim vai lançar o livro "O Caderno Surrealista de Ibán". O lançamento acontecerá no Café Alquimia, localizado na avenida Nossa Senhora de Fátima, zona leste de Teresina, a partir das 19h30.

"O Caderno Surrealista de Ibán" está sendo lançado pela Kizumba Edições, da qual Lucas Rolim é o criador e editor. É uma editora independente que edita e publica livros artesanais. O Caderno Surrealista é o primeiro livro da editora, que até então só havia publicado zines.

“É um livro artesanal, ou seja, todas as etapas de produção passam pela minha mão, desde a diagramação e impressão, até a costura, colagem e corte dos livros. Sem contar, claro, com a escrita dos poemas, já que além de editor e artesão de livros, sou também o autor. Dessa forma, existe uma proximidade muito maior entre os leitores e o poeta. O livro se torna um elo orgânico entre ambos”, esclareceu  o escritor ao Cidadeverde.com.

Ele acrescenta: "Falando do livro em si, foi um verdadeiro laboratório onde me propus à escrita automática, ao processo de fluxo contínuo de pensamento do qual falava o poeta francês André Breton, em seu Manifesto Surrealista, publicado em 1924. Durante o tempo em que escrevi o livro, segui alguns rituais; só escrevia pela madrugada, sempre com a luz desligada, e ao som dos jazzistas Thelonious Monk, Yusef Lateef e Sun Ra. Tudo isso, acredito, levava minha mente a um estado mais livre, solto, o que foi de grande importância para aquele momento".

O evento vai ter um bate papo com o autor e a mediação do poeta também piauiense Thiago E e pocket show de Princesa Macumba.

Este é o segundo livro do poeta e editor Lucas Rolim, de 22 anos. Em 2017, ele publicou O Mirábolo, pela editora Moinhos, de Belo Horizonte.

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais