Cidadeverde.com

Brasil leva vantagem nos duelos contra argentinos na Libertadores

Imprimir

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A rivalidade entre brasileiros e argentinos será colocado novamente a prova nesta semana, quando serão realizadas as partidas de volta das semifinais da Copa Libertadores.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Nos jogos de ida, os representantes de cada país conseguiram uma vitória. Na terça-feira (23), o Grêmio surpreendeu e sem os seus dois principais destaques -Everton e Luan-, venceu o River Plate por 1 a 0, na Argentina. Assim, joga por um empate para avançar a final da competição.

O segundo confronto está marcado para esta terça-feira (30), às 21h45, na Arena do Grêmio.

Em La Bombonera, o Boca Juniores deu um grande passo para disputar o título e brigar pelo sétimo troféu do torneio ao ganhar do Palmeiras por 2 a 0. Agora, a equipe paulista precisará ganhar por três gols de diferença para chegar a decisão.

No histórico dos confrontos desde 1960, quando aconteceu a primeira edição da competição, os brasileiros levam vantagem diante dos rivais. São 91 vitórias, contra 85 dos rivais em 244 jogos.

Se os brasileiros têm mais triunfos na história dos confrontos, os argentinos levam vantagem nas decisões. Os dois países disputaram 14 finais da competição. Eles ganharam nove duelos.

Os brasileiros, no entanto, venceram os dois mais recentes. Em 2012, o Corinthians foi campeão contra o Boca Juniors, enquanto o Grêmio levou o título ao ganhar do Lanús no ano passado.

O maior campeão da Libertadores é um argentino, o Independiente, que ganhou o campeonato sete vezes. O Boca Juniors pode igualar o número se vencer a edição deste ano.

Antes da semifinal, o Palmeiras havia disputado dois jogos contra os argentinos nesta edição da Libertadores e, curiosamente, o rival foi o Boca Juniors. Em São Paulo, empate por 1 a 1. Na Argentina, triunfo brasileiro por 2 a 0.

Além do Palmeiras, o Boca encarou em sua trajetória o Cruzeiro. Venceu a partida de ida por 2 a 0, em La Bombonera, e empatou o segundo confronto por 1 a 1.
River e Grêmio também tinham enfrentado rivais dos outros países nas fases anteriores. O Grêmio eliminou o Estudiantes nos pênaltis, após uma vitória e uma derrota, nas oitavas de final, e o Atlético Tucuman com dois triunfos.

Já o River teve apenas o Flamengo na fase de grupos e obteve dois empates.

CONFRONTOS
JOGOS: 224
VITÓRIAS BRASILEIRAS: 91
VITÓRIAS ARGENTINAS: 85
EMPATES: 48

FINAIS ENTRE BRASIL E ARGENTINA
VITÓRIAS DOS BRASILEIROS

1963 - Santos x Boca Juniors
1976 - Cruzeiro x River Plate
1992 - São Paulo x Newell's Old Boys
2012 - Corinthians x Boca Juniors
2017 - Grêmio x Lanús

VITÓRIA DOS ARGENTINOS
1968 - Estudiantes x Palmeiras
1974 - Independiente x São Paulo
1977 - Boca Juniors x Cruzeiro
1984 - Independiente x Grêmio
1994 - Vélez Sarsfield x São Paulo
2000 - Boca Juniors x Palmeiras
2003 - Boca Juniors x Santos
2007 - Boca Juniors x Grêmio
2009 - Estudiantes x Cruzeiro

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais