Cidadeverde.com

Projeto de leitura desperta nos estudante o gosto pelas músicas de Chico Buarque

Imprimir

Foto: Ascom/Semec

Na Escola Municipal Delmira Coelho Machado as aulas de leitura da professora Nazaré Freitas, da turma do 5º ano, são realizadas de forma emocionante, alegre, criativa e envolvente. Livros e música se misturam e dão vida ao projeto de leitura ‘Conhecendo Chico’.

A professora Nazaré Freitas, apaixonada pelos livros e pelas obras de um dos maiores nomes da música popular brasileira, Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque, músico, dramaturgo, escritor e ator brasileiro, resolveu trabalhar com os estudantes todo o seu repertorio que conta com uma discografia de aproximadamente oitenta discos, entre eles discos-solos, em parceria com outros músicos e compactos.

Nazaré explica que após o início do projeto os estudantes passaram a ler com mais fluência. “Alguns dos alunos quando iniciaram o 5º ano possuíam uma leitura soletrada. Com as atividades eles melhoraram a fluência da leitura, passaram a conhecer o significado das palavras, além de interpretar com maior facilidade os textos e questões estudadas”, destaca.

Cada interpretação leva a um momento de discussão sobre o resumo e significado do conteúdo abordado. “As aulas são planejadas antecipadamente. Os projetos de leitura trabalhados fazem com que os estudantes tenham um desempenho melhor em todas as disciplinas. Isso acontece porque quando um aluno aprende a ler e passa a entender o que estar lendo, fica bem mais fácil a sua compreensão”, pontua.

A professora também trabalha o Projeto ‘Sede de Leitura’, com uma geladeira decorada e cheia de paradidáticos, os alunos podem escolher o livro de sua preferencia e levar para realizar a leitura em casa. Outro Projeto que envolve bastante os estudantes é o ‘Leitura e Música Clássica’, sempre as sextas-feiras a professora organiza um recital poético ao som de clássicos.

O estudante Gabriel Barros, de 11 anos, explicou para a turma toda a biografia do Chico Buarque. Já os alunos Thiago Ferreira e Maria Eduarda Cabral contam como o projeto vem ajudando no desempenho acadêmico de todos os estudantes. “Agora estamos melhorando cada vez mais a fluência da leitura. Através das aulas estamos tendo mais responsabilidades com as atividades escolares. A professora Nazaré ajuda bastante, nos incentiva. Ela é mais que uma professora, é uma amiga, que sempre está com os alunos em todos os momentos”, dizem os estudantes.

Joamarcia Rêgo Bastos, diretora adjunta, afirma que o entusiasmo da professora Nazaré contagia os estudantes. “As aulas são contagiantes e os estudantes são influenciados de forma positiva. A professora é bastante entusiasmada e isso acaba passando para os alunos, ela traz textos cantados e os alunos tomam gosto pela leitura através da música. O conhecimento é cada vez mais aprimorado”, conclui.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: chicobuarque