Cidadeverde.com

Ufpi repudia atos de censura e reitera liberdade de expressão dentro dos campi

Imprimir


Em meio a ação policial dentro das universidades em vários estados brasileiros, a direção da Ufpi (Universidade Federal do Piauí) divulgou nota reiterando o papel social da instituição. No comunicado, a Ufpi defendeu  a liberdade de expressão e repudiou os atos de censura e violência que as universidades vêm sofrendo ultimamente.

Preocupados com as investidas policiais, estudantes se reuniram com a vice-reitora da Ufpi Nadir do Nascimento Nogueira. Eles trataram sobre violência no campus, processo de apuração e demais encaminhamentos.

Em sessão plenária hoje (31) à tarde, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a medida cautelar deferida pela ministra Cármen Lúcia. Pela medida, ficam suspensas as decisões de juízes eleitorais sobre a busca e apreensão de panfletos e materiais de campanha eleitoral em universidades e nas dependências das sedes de associações de docentes.

Veja nota da Ufpi

Em atendimento ao pleito, a Universidade Federal do Piauí reitera:

Instituição democrática, com pluralidade de ideias e opiniões.

Instituição defensora de um ambiente acadêmico que propicia o debate livre e o respeito ao contraditório. Fiel aos princípios constitucionais, garantidores dos direitos fundamentais. Independente de etnia, orientação sexual, religiosa e política.

Instituição do pleno exercício da liberdade, da manifestação do pensamento, da expressão científica, cultural e política. Sem qualquer forma de censura.
Assim, nos posicionamos contrários a qualquer tipo de ação que venha comprometer ou violar estes princípios.

Repudiamos toda e qualquer forma de violência, autoritarismo, agressão, depredação, confronto ou intimidação a estudantes, professores, técnico-administrativos e terceirizados.

Não compactuamos com a cultura do ódio e de qualquer forma de violência, seja por constrangimentos, ameaças e agressões motivadas pelo racismo, homofobia, credo e demais ações que atinjam direitos e liberdades individuais.

Defendemos a universidade como local de participação, campo de reflexão, argumentação, de crítica, proposição e lugar de produção de conhecimento em nome da ciência, educação e defesa da democracia.

Teresina (PI), 31 de outubro de 2018.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais