Cidadeverde.com

Semana Global do Empreendedorismo inicia nesta segunda(05)

Imprimir

 

Começa nesta segunda-feira (05), a Semana Global do Empreendedorismo, SGE, uma ação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae. A abertura oficial do evento será às 17h30 na sede do Sebrae em Teresina, seguida da palestra Inovação e Criatividade: Uma Espiada no Futuro, com Marcos Piangers.

Piangers é autor do best seller o Papai é Pop, com 250 mil livros vendidos no Brasil e no exterior. Em sua palestra, Piangers vai falar sobre tecnologia, oportunidades digitais e como a inovação acontece. Com mais de uma centena de apresentações, para grandes empresas, agências de publicidade, faculdades e eventos focados nas mais diversas áreas, Piangers trata sobre o futuro e as tendências com muito bom humor.

O objetivo da SGE – cujo tema é “Empreendedorismo Jovem: A Hora é Agora” – é conectar, capacitar e inspirar o público para que transforme ideias em iniciativas de sucesso, seja no que se refere a empreendedorismo social, inovador ou feminino.

As atividades do evento acontecerão de norte a sul do Piauí até sexta-feira (09), envolvendo palestras e oficinas com grandes nomes do cenário empreendedor local, regional e nacional.

“Preparamos uma programação bastante diversificada para atender a todos os públicos, em especial o público jovem. A ideia é capacitar pessoas, disseminar histórias e lições de empreendedores de sucesso e conectar instituições para fomentar o ecossistema empreendedor no Estado e no país. Queremos acima de tudo mostrar que todos podem ser protagonistas das mudanças, e que a hora de fazer acontecer é agora”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

No Piauí, as atividades do evento tratarão de temas como estratégia e gestão de negócios, economia criativa, empreendedorismo social, vendas e marketing, sustentabilidade, liderança e gestão de pessoas, empreendedorismo feminino, inovação e ecossistema empreendedor.

Entre as atividades a serem realizadas em Teresina estão: Fórum Digital; Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais; Fórum Educação Empreendedora; Fórum Jovem Empreendedor; Feira de Robótica e SebraeLab Experience.

Além de Teresina, as atividades da Semana acontecerão também em outras cidades como Bom Jesus, Piripiri, Parnaíba, Picos, Floriano, Corrente e Antônio Almeida.

Nesta 11ª edição do evento, o Sebrae assume a liderança e será a instituição anfitriã, atuando em colaboração com os demais membros do Conselho da SGE, que trabalham para ampliar o impacto do movimento:  Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Artemisia, Anprotec, Conaje, Brasil Junior, Junior Achievement e Endeavor.

Fórum Jovem Empreendedor

Segunda-feira (05) será realizado o Fórum Jovem Empreendedor, que contará com as palestras Porque Inovar e Empreender como Projeto de Vida, com Gildário Dias; e O Poder da Criatividade, com Samuel Normando.

O diretor de criação associado da Publicis Brasil, Samuel Normando, é responsável pela criação de campanhas publicitárias para Nestlé, Senac e Heineken, já tendo atendido também Procter&Gamble, SanofiLab, Microsoft, Vivo, Chevrolet e Habib's. Seu trabalho é reconhecido pela criatividade, o que lhe garantiu um Leão de Ouro em Cannes, um dos principais festivais do mundo.

Já Gildário Dias é doutor em Física, fundador do Método TRON e do Instituto de Tecnologia, Inovação e Ciências do Delta. Dias é ainda presidente do Conselho Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da ONG Cajuína Tec, e colaborador do Laboratório de Neuro-Inovação Tecnológica & Mapeamento Cerebral da Universidade Federal do Piauí, UFPI.

Feira de Robótica

A Feira de Robótica Educativa Seja Maker! também acontecerá segunda-feira (05), sendo um espaço aberto para visitação.

“O objetivo da feira é desmistificar a robótica, mostrando que ela está presente em nossas vidas mais do que imaginamos e que é possível, desde já, educarmos as crianças sobre o uso da tecnologia e suas aplicações”, destaca Mário Lacerda.

Durante a feira será realizada uma aula interativa com os alunos do Showroom da empresa TRON, na qual serão apresentados projetos de automação de robótica, bem como realizadas pequenas competições entre os visitantes.

Fórum Estadual 

Ainda na segunda-feira (05) será realizado o Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais, que tem como objetivo capacitar e promover a troca de experiências entre gestores municipais de áreas relacionadas à temática do desenvolvimento econômico.

“O propósito do evento é conectar os secretários municipais e permitir a capacitação continuada focada na melhoria do planejamento e da execução de políticas públicas para o fortalecimento da economia local”, comenta Mário Lacerda.

Luiz Barretto será um dos palestrantes do evento e tratará do tema Governo e Municípios Empreendedores. Barretto é especialista em gestão empresarial e pequenos negócios, já tendo ocupado o cargo de Ministro de Estado do Turismo e de presidente do Sebrae Nacional.

Como parte da programação do fórum acontecerá ainda uma apresentação do Programa de Assistência Técnica e Gerencial na Agricultura para os municípios, que será proferida pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar, Paulo Emílio Monteiro.

Já a palestra Gestão Ambiental em Âmbito Municipal e o ICMS Ecológico será proferida pelo superintendente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Carlos Moura Fé. A superintendente de Parceria e Concessões do Piauí, Vivianne Moura, falará sobre o Projeto Consórcio de Gestão de Resíduos de Saúde para os municípios piauienses.

Os secretários e dirigentes municipais também participarão da palestra Linhas de Crédito e Parcerias Estabelecidas, que será proferida pelo assessor da Agência Piauí Fomento, Ednardo Brito. 

SebraeLab Experience

No SebraeLab Experience, que acontecerá segunda-feira (05) e terça-feira (06), os participantes terão acesso a um ambiente de conexões, ideias, transformação digital, empreendedorismo e atividades online. No espaço, o público contará ainda com uma arena de games, coworking e acesso a internet.

As palestras que estão na programação do SebraeLab Experience são: Empreendedorismo Digital: Como Transformar uma Ideia em um Negócio; Gestão da Inovação: O que Funciona na Prática Relacionado à Tecnologia, Inovação e Disrupção; Aplicando a Disrupção: o Movimento Maker e o Empreendedorismo Subversivo; O Mindset Israel: Porque o Ecossistema de Inovação de Israel Funciona; Como Receber Pagamentos da Internet em Mais de 35 países; e UX: Pensar na Experiência do Usuário Pode Ser Um Grande Aliando para Seu Negócio.

Durante, o SebraeLab Experience também ocorrerá um encontro de influenciadores digitais.

Fórum Empresa Digital

Nos dias 07 e 08 de novembro, será realizado o Fórum Empresa Digital. No fórum, acontecerão várias palestras e oficinas, cujas vagas já estão esgotadas.

“Esse fórum foi idealizado com base nas mudanças que estão redefinindo o dia a dia das pessoas e das organizações na era digital, sendo voltado para empresas que tem o objetivo de se modernizar, buscar inteligência de mercado e de realizar uma verdadeira transformação digital”, destaca Mário Lacerda.

No dia 07 de novembro, acontecerão as palestras Inovação e Criatividade, com Andrezza Torres; Varejo Digital, com Guilherme Aere; e Big Data e Inteligência de Mercado, com Teco Sodré. Já no dia 08, serão realizadas as palestras Comportamento do Consumidor na Era Digital, com Sandra Turchi; e Transformação Digital, com Sílvio Meira; além das oficinas Gestão e Inovação no Atendimento, com Valma Fonseca; Como Implementar a Transformação Digital, com Neto Paim; e Como Utilizar o Big Data na Minha Empresa, com Bringel Filho.

Educação Empreendedora

No Fórum de Educação Empreendedora, que será realizado na sexta-feira (09), professores e coordenadores de escolas participarão da palestra A Educação e o Empreendedor em um Mundo Exponencial, que será proferida pelo professor José Motta.

O evento tem como público-alvo professores das escolas que executam o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae. O objetivo é mostrar a importância do papel do professor na construção do processo de ensino e aprendizagem, na valorização da profissão escolhida, no autoconhecimento e na motivação para surgimento de novas ideias.

Atividades em todo Estado

Terça-feira (06), no município de Parnaíba, acontecerá uma feira do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, JEPP. Nessa ação, estudantes do ensino fundamental mostrarão na prática o que aprenderam nas aulas de empreendedorismo. Nessa data também acontecerão as palestras Empreendedorismo Kids e o Poder do Empreendedorismo Feminino.

Em Parnaíba, ocorrerão ainda na quarta-feira (07), oficinas de Empreendedorismo e Mindset Empreendedor.  Já no dia 08, ocorrerá a palestra Finanças Pessoais e a Oficina Usando o Instagram para Vender; e no dia 09, acontecerá o Dia C da Ciência e Tecnologia e a palestra Formalização do Microempreendedor Individual. Durante a Semana, professores da cidade de Cajueiro da Praia também serão capacitados.

Na cidade de Piripiri, será realizada na terça-feira (06) a palestra Porque Inovar e Empreender como Projeto de Vida; e no dia 07, a oficina de Prototipagem para Negócios Digitais.

Em Floriano, na terça-feira (06), os empreendedores e empresários participarão da palestra Ação Empreendedora Planejada para Resultados e da Oficina Empreendedorismo Social. Na cidade de Antônio Almeida, no dia 09, também acontecerá uma feira do Projeto JEPP.

Na cidade de Picos, no período entre 06 e 09 de novembro, acontecerão diversas turmas da Oficina Análise de Negócio pra Começar Bem. Essa capacitação é voltada para pessoas que pretendem abrir uma empresa ou querem melhorar uma já existente. No dia 07, ocorrerá a palestra Empreendedorismo Feminino.

Em Bom Jesus, acontecerão no dia 08 a oficina Criando Modelos de Negócios Inovadores com Canvas e a palestra Transformação Digital e Novo Contexto dos Negócios no Mundo. Na cidade de Corrente também serão realizadas essas capacitações na próxima sexta-feira (09).

 

Com informações da Agência Sebrae
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais