Cidadeverde.com

Uespi recebe emenda de R$ 15 milhões da bancada federal

Imprimir

 Foto:Divulgação/ UESPI

A Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) esteve, na semana passada, em Brasília com o intuito de reivindicar a inclusão da universidade na emenda para educação. O reitor Nouga Cardoso, o vice-reitor Evandro Alberto, o pró-reitor Raimundo Isídio e a representante da Uespi em Brasília, Fernanda Ísis, estiveram reunidos com a bancada durante agenda institucional defendendo a emenda de bancada impositiva.

A comitiva visitou os senadores e deputados federais do Piauí com o objetivo de sensibilizá-los sobre a necessidade de incluir a Uespi entre as prioridades da emenda de bancada para a educação referente ao exercício orçamentário 2019. A instituição ficou em terceiro lugar em 2017 quanto as priporidades de disponibilização de emenda de bancada, mas teve o orçamento contingenciado.

O deputado Átila Lira, coordenador da bancada piauiense, colocou em discussão os critérios para a escolha e destinação das emendas. Entre os presentes na discussão estavam os deputados Assis Carvalho, Marcelo Castro e o senador José Amauri que discorreram sobre a contemplação das ações em instituições, conforme a demanda e sugestão dos parlamentares.

Após vários trâmites e negociações com deputados, senadores, o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), prefeitos, secretário de Estado da Saúde e representantes de diversas instituições, a comitiva conseguiu uma emenda no valor de 15 milhões para a Uespi. É a primeira vez na história que a universidade receberá uma emenda de bancada.

De acordo com Nouga Cardoso, essa emenda será direcionada a investimentos na área administrativa e didática pedagógica da Uespi. “Na área administrativa, nós queremos melhorar a informatização de todos os campi da universidade, concomitante, uma melhoria na estrutura dos cursos de Ciências da Computação existentes. Também buscamos melhorar a infraestrutura física. Discorrendo entre muitas discussões, provavelmente, devemos iniciar a construção do Centro de Ciências Agronômicas de Teresina e melhorar a infraestrutura do Centro de Tecnologia e Urbanismo, beneficiando os cursos de Engenharia Elétrica e Civil e Ciências da Computação”, conclui o reitor.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais