Cidadeverde.com

Ventos de até 62km atingem Teresina e causam estragos em várias regiões

Imprimir
  • destrocos.jpg
  • portavidro.jpg
  • ventaniaa.jpg
  • carrosventania.jpg
  • tetovaranda.jpg

Atualizada às 8h, desta terça (06)

Uma ventania na noite desta segunda-feira (5) pegou o teresinense de surpresa. Segundo o climatologista Werton Costa, os ventos chegaram a 62km causando estragos em várias regiões da cidade. No cruzamento da avenida Irapuã Rocha com Dom Severino, uma árvore caiu interrompendo o trânsito.

O climatologista explicou que o fenomêno foi causado pela presença de uma grande nuvem sobre Teresina e região chamada de cúmulo-nimbos. 

"Esse ponto vermelho (mapa abaixo) é a nuvem instalada sobre Teresina. Ela representa grande quantidade de água, descarga elétrica. É uma típica nuvem isolada. Ela é muito comum no período chuvoso", explica werton.

Apesar de assustar, o climatologista diz que este tipo de nuvem é comum em Teresina.

"Essas nuvens são muito comuns em nossa capital, principalmente na chamada pré-estação, quando elas ocorrem de modo isolado. São nuvens de desenvolvimento vertical e que tendem a provocar muitas instabilidades. São sistemas que promovem a subida do ar quente e úmido e a liberação de ar quente e seco, geralmente acompanhado de fortes rajadas de vento", disse.

Em outros pontos da cidade houve queda de placas de propaganda, inclusive sobre carros.

No bairro Mocambinho II, setor A, na zona Norte de Teresina, o vento arrancou pela raiz uma árvore que caiu sobre uma casa e também danificou a fiação elétrica. No início da manhã, a região ainda permanecia sem energia.

Por meio de nota, a Cepisa informou que a queda de árvores na rede elétrica e provocou o bloqueio de três de subestações, interrompendo o fornecimento de energia em parte das zonas Sul e Norte. A nota diz ainda que equipes da distribuidora estão mobilizadas para garantir o restabelecimento e que 75% dos clientes afetados já tiveram o fornecimento regularizado.

O Corpo de Bombeiros atendeu a 37 ocorrências de queda de árvores durante a noite. 

 

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais