Cidadeverde.com

Queda de energia desliga a ETA-SUL e deixa 80% de Teresina sem água

Imprimir

Fonte: Divulgação / Águas de Teresina

Oscilações de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água Sul (ETA SUL) provocaram a interrupção no fornecimento de água para cerca de 80% da capital na tarde desta quarta-feira (21). A Águas de Teresina informa com isso, que pode faltar água durante toda o dia nas zonas Sul, Centro, Sudeste, Leste e parte da região Norte.

A energia na região já foi restabelecida instantes depois e equipes estão no local trabalhando para que a operação seja retomada no menor tempo possível. A concessionária orienta ainda que a população faça uso racional da água durante o período sem abastecimento.

A queda de energia elétrica aconteceu por volta das 11h e atingiu alguns setores de produção da empresa Águas de Teresina. 

Neste momento o setor de eletromecânica da empresa analisa quais sistemas a queda de energia atingiu, ainda que momentaneamente. 

O diretor do Sindicato dos Urbanitários, Francisco Ferreira, informou que a entidade tomou conhecimento que um cabo da Chesf que faz linha direta para a Eta rompeu. Segundo ele, a equipe da Eletrobras está trabalhando e acredita que até às 18h voltará a energia. 

"Com a falta de energia o sistema de produção para e o estrago é grande, mas esperamos que tudo será resolvido", disse Francisco Ferreira. 

Atualizada às 17h41

A Águas de Teresina informou que a ETA Sul voltou a operar às 16h e que o retorno do abastecimento é gradativo, com tempo de resposta mais demorado em áreas mais altas e distantes do centro de distribuição.

Cepisa apoia Água de Teresina 

A Cepisa esclarece que falta de energia ocorrida às 11h52 desta quarta-feira (21), na zona sul de Teresina, foi devido a um defeito na linha que sai da subestação da Teresina I, da Chesf, e alimenta a subestação da Águas de Teresina. Com essa ocorrência, as subestações Nazaré, São Pedro e Polo Industrial Sul, da Cepisa, também ficaram desenergizadas, mas tiveram a distribuição de energia normalizada às 11h58 de hoje (21).

O defeito que ocasionou a interrupção foi um condutor partido, identificado por equipes da Cepisa, na linha de transmissão que sai da Subestação da Chesf e energiza a Subestação da Águas de Teresina, empresa responsável pela manutenção da referida linha que alimenta a subestação de água desenergizada.

Com o apoio das equipes da Cepisa, a recomposição da energia elétrica na subestação da Águas de Teresina ocorreu às 15h45 de hoje (21).

Rayldo Pereira e Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais