Cidadeverde.com

Mais de 300 casais oficializam união em casamento comunitário em Timon

Imprimir
  • 2.JPG arquivo pessoal
  • timoncasament.jpg arquivo pessoal
  • 9.jpg arquivo pessoal
  • 6.JPG arquivo pessoal
  • 5.JPG arquivo pessoal
  • 4.JPG arquivo pessoal
  • 3.JPG arquivo pessoal

Um total de 310 casais oficializaram nesta sexta-feira (23) sua união em um casamento comunitário ocorrido no Centro de Convenções Maranhense, em Timon, município vizinho de Teresina.

O projeto “Casamentos Comunitários” é uma iniciativa da Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CGJ-MA) e a intenção é de prestar serviço de cidadania à População. Há 20 anos o projeto vem sendo executado e até este ano já foram realizados no estado do Maranhão mais de 120 mil casamentos comunitários.

A cerimônia foi presidida pela Juíza Rosa Duarte, titular da Vara de Família da Comarca de Timon. No evento, estiveram presentes mais de duas mil pessoas.

A juíza Rosa Duarte lembrou que a constituição diz que é dever do Estado facilitar a união estável em casamento. “O projeto Casamento Comunitários surgiu exatamente para que o casal que não tivesse condições financeiras e quisesse formalizar o casamento pudesse fazê-lo sem qualquer ônus”, disse a magistrada.

O Corregedor Geral de Justiça do Maranhão, o desembargador Marcelo Carvalho Silva, esteve presente na solenidade e enfatizou que o Poder Judiciário vem mudando e não pode ficar mais inerte, estático e sim deve ir até o cidadão dizer para ele “você é meu dono, você que me paga”.

“Nós juízes apenas representamos o Estado formalmente, mas aquele cidadão, ele que nos paga e por isso devemos prestar um bom serviço”, enfatizou o corregedor garantindo que este projeto sempre existirá. “O que estamos fazendo aqui é dando a acessibilidade aquele cidadão hipossuficiente, aquele cidadão que não tem condição de pagar, exatamente a serventia de pagar o seu casamento”, ressaltou.

Para Clóvis Júnior, que oficializou a sua união com a companheira com a qual tem um relacionamento de três anos, essa era a oportunidade que esperava. “Estou muito feliz de poder participar desse casamento comunitário, oficializar a minha união num evento bem organizado ao lado de toda a comunidade. Foi como eu esperava”, disse Clóvis Júnior.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais