Cidadeverde.com

Governador anunciará fusão de Secretarias e extinção de coordenadorias em reunião

Imprimir


 

O governador Wellington Dias (PT) irá reunir a equipe de governo e líderes de partidos aliados na tarde desta segunda-feira (26). A pauta do encontro é a reforma administrativa que será encaminhada à Assembleia Legislativa.

Wellington Dias deve anunciar mudanças como a fusão de três secretarias. As áreas de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Infraestrutura e Trabalho e Empreendorismo devem virar apenas uma única pasta. A medida faz parte da política de economia e redução de gastos.

A mudança atinge os aliados do PTB. Os deputados Nerinho e Janaína Marques comandavam, respectivamente, as pastas de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e Infraestrutura. A pasta de Trabalho e Emprego era do PRB, com o deputado Gessivaldo Isaías, mas ele saiu do governo durante a eleição e o partido foi para oposição.

As mudanças mais profundas devem ocorrer nas coordenadorias.  A primeira a ser extinta será a Fundação Hospitalar. A pasta que era comandada pelo deputado Pablo Santos (MDB) deve ser extinta. A pasta vai se integrar a Secretaria de Saúde, que é comandada por Florentino Neto, aliado do deputado federal Assis Carvalho e do senador Ciro Nogueira (Progressistas).

Além da Fundação Hospitalar, devem chegar ao fim às coordenadorias de Tecnologia da Inovação, Mediação tecnológica, Piscicultura, Infraestrutura Aeroportuária e Combate à Pobreza Rural devem ser extintas. A coordenadoria de Combate as Drogas deve ser mantida.

A coordenadoria de Combate à Pobreza Rural e Agronegócio nos Cerrados devem ser incorporadas a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A pasta é hoje objeto de disputa entre o PT e o PSD. Os dois partidos querem o comando da secretaria.

A reunião com os aliados está marcada para ocorrer às 16 horas desta segunda-feira. O governador adiou  viagem à Londres, Inglaterra, para manter as conversas com os aliados sobre as mudanças. No final de semana, ele se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB), e pediu apoio para a aprovação da proposta.

 

Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais