Cidadeverde.com

Assis Brasil lança nesta quinta livro voltado ao público infantil

Imprimir

"Gavião Vaqueiro/ O Bom Ladrão da Floresta" é a obra mais nova do escritor piauiense Assis Brasil, que será lançada nesta quinta-feira, às 19h, no Cine Teatro da Assembléia. Dirigida ao público infanto/juvenil, o livro é um alerta para os problemas que afligem a floresta amazônica, levando o leitor a uma fascinante aventura - ao mesmo tempo em que serve de reflexão para o futuro da maior floresta do planeta, em constante ameaça.

Foto: Yala Sena

Assis Brasil e Francigelda Ribeiro lançam
seus livros nesta quinta-feira
 
Editado pela Nova Aliança Editora, "Gavião Vaqueiro" é o primeiro livro de Assis Brasil a ser editado no Piauí - afora a tetralogia que engloba os romances “Beira Rio Beira Vida”, “A Filha do Meio-Quilo”, “O Salto do Cavalo Cobridor” e “Pacamão”. Assis Brasil assinala que o "Gavião..." é um ecologista aventureiro que entende a natureza, os bichos, os índios. "É uma gostosa aventura de um sábio que conhece tudo da floresta, de seus habitantes", argumenta o autor.

O personagem central já é conhecido de quem trabalha a produção literária de Assis Brasil. Agora, o personagem surge em novas aventuras de tirar o fôlego. "Gavião Vaqueiro" reúne, de acordo com o autor, as qualidades e os valores de um ser humano incomum: amizade, perseverança, honestidade, amor, servidão humana. Vivendo sempre o seu momento, o personagem leva muto à séio o pensamento indiano que diz "O homem que vive os eu momento, jamais envelhece, é sempre inocente, curioso, deslumbrado. Cada momento é uma surpresa, uma revelação".

Os personagens a que o nosso herói Gavião Vaqueiro vai se referindo estão diretamente ligados à sua vida: são homens, mulheres, fazendeiros, companheiros de viagem, bichos e plantas. "Nesta aventura, Gavião Vaqueiro se perde na floresta; vai passar por muitas dificuldades, fome, sede, solidão, medo", ressalta Assis Brasil, destacando, entre risos, que a obra é para jovens de 8 a 80 anos. "Nemo, o Peixinho Filósofo" é o próximo livro do autor a ser lançado pela Nova Aliança Editora, também para o público infanto/juvenil. "Nemo, o Peixinho Filosófico" conta a relação de amizade entre um casal de peixes - que vive num aquário - e uma criança.

Na mesma noite de lançamento de "Gavião Vaqueiro/O Bom Ladrão da Floresta" também acontece o lançamento de "Gel em Chamas", livro de poesias da professora Francigelda Ribeiro. Prefaciado por Assis Brasil, a obra consta de 101 páginas com ilustrações de Jonas Salles: "Francigelda sustenta e aprimora, a cada passo, o delírio poético na metáfora com o seu deslumbre inventivo. Os poetas são criaturas inspiradas e possessas, tgremos que remetem ao lado mítico e erótico da escritora", observa.
 
 
Texto: Marco Vilarinho / Jornal O Dia
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: