Cidadeverde.com

Câmara termina relatório sobre regulamentação de transporte por aplicativo

Imprimir

A Comissão de Constituição e Legislação da Câmara de Teresina terminou a elaboração de projeto que regulamenta os aplicativos de transporte público. Os três pontos mais polêmicos da matéria irão para apreciação do plenário.

De acordo com presidente da Comissão, vereador Inácio Carvalho, caberá aos 30 vereadores decidirem sobre a proposta.

"Foi uma reunião de deliberação da comissão. Nunca ouve uma reunião de deliberação da comissão como fizemos. Abrimos para todos os atores envolvidos participarem. Chegamos a 12 reivindicações. Discutimos ponto a ponto e no final ficamos com três pontos de confronto. São pontos como a quantidade de motoristas de aplicativos, o emplacamento em Teresina é o ano de uso do carro", disse.

O relatório apresentou o número de carros que poderão circular. Em torno de 2 mil. Mas a palavra final é  do plenário.

"O que for polêmico vai para o plenário decidir. Os 30 vereadores vão decidir. A comissão fez o relatório. Com relação aos cargos, ficaram a quantidade de táxi. Pouco mais de 2 mil carros", disse.

Também se chegou a uma definição sobre o período de uso do carro.

"Com relação ao ano de uso do carro ficou seis anos mais dois.  A pedido dos motoristas que estão comprando carro  agora colocamos seis mais dois. São pontos polêmicos que o plenário vai decidir", disse.

 Inácio defende que os carros utilizados pelos motoristas do aplicativo sejam emplacados em Teresina.

"É um questionamento. O imposto é de competência do estado. Os veículos emplacados na nossa cidade 50% ficam no Piauí e a outra metade em Teresina. Muitas locadoras são de outros estados. Elas ficam localizadas próximo a indústria de automóvel e ficam lá. Eles alugam em operadoras de outros estados e o ICMS fica em outros estados. Vamos privilegiar as de Teresina. Isso é natural", disse.


Flash Lídia Brito 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais