Cidadeverde.com

Horta medicinal será usada para tratamento natural em UBS

Imprimir
  • horta8.jpg Olivia Dias
  • horta7.jpg Olivia Dias
  • horta6.jpg Olivia Dias
  • horta5.jpg Olivia Dias
  • horta4.jpg Olivia Dias
  • horta3.jpg Olivia Dias
  • horta2.jpg Olivia Dias
  • horta1.jpg Olivia Dias

A horta comunitária da Unidade Básica de Saúde Dr. Evaldo Pereira, localizada no bairro Nova Brasília, foi reinaugurada nesta sexta-feira (30). O projeto de revitalização foi uma iniciativa das alunas do 8º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, em parceria com as equipes da UBS e da comunidade. 

As plantas medicinais e fitoterapia popular fazem parte das Práticas Integrativas e Complementares, que são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde para que seus Estados membros elaborem políticas nacionais voltadas à integração/inserção em seus sistemas oficiais de saúde, com foco na Atenção Primária à Saúde (APS). A horta será usada para realização de tratamento fitoterápico dentro da UBS.

A UBS Nova Brasília já possuía uma horta contendo espécies de boldo, citronela, insulina, capim-santo, aloe vera, hortelã, etc. As plantas já vinham sendo utilizadas sistematicamente pela comunidade e pelas equipes com resultados satisfatórios e melhora do bem estar.

“Por meio da horta, podemos oferecer métodos naturais de tratamento para diversos sintomas, com segurança, eficácia e qualidade comprovadas por pesquisas científicas e recomendados pela OMS e Ministério da Saúde”, explica Marina de Meneses, uma das alunas responsáveis pelo projeto.

A docente do Departamento de Enfermagem da UFPI, Dr.ª Olívia Dias, enalteceu o trabalho das alunas e espera que a horta seja mantida pela comunidade. “Eu achei muito interessante porque eu sabia que era muito trabalho, eu avisei que era muito trabalhoso. E mesmo assim as alunas tiveram a coragem, a garra, de enfrentar e fazer com todo o carinho e espero que a comunidade continue o trabalho delas, o que é um grande desafio”.

A Gerente de Trabalho e Saúde da Fundação Municipal de Saúde, Smithiane Barros, elogiou a iniciativa. “Esse projeto foi muito interessante porque foi uma ação conjunta, envolvendo não só a Universidade Federal do Piauí, mas também os profissionais da Unidade Nova Brasília junto à comunidade. Isso ajuda tanto na estruturação quanto na continuidade do projeto”.

Estiveram presentes na reinauguração da horta a Gerente das Ações Estratégicas da FMS, Adriana Sávia, gerente de trabalho e saúde da FMS, Smithany Barros, as professoras da UFPI Olívia Dias e Andreia Valle, os profissionais da UBS e a comunidade. 

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: hortaubs