Cidadeverde.com

Oficina vai discutir impactos na exploração de gás no Piauí

Imprimir

Foto: Reapi

A exploração de petróleo e gás na Bacia do Rio Parnaíba, já em andamento em alguns municípios da área da bacia hidrográfica do rio, será tema de uma oficina neste sábado (1) em Teresina. O evento vai acontecer no auditório da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no Palácio Pirajá, a partir das 9h.

De acordo com Juliano Bueno, Coordenador da Campanha Não Fracking Brasil, promovida pela Coalização Não Fracking-COESUS e a Ong 350. Org., a exploração vai atingir 64% do território piauiense e trará prejuízos socioambientais irrecuperáveis. "Tudo isso sem que a sociedade tenha conhecimento algum sobre as tragédias por vir", alerta.

A oficina será ministrada por representantes das duas ongs. O frackin é um método de extração que atinge as camadas mais profundas das rochas sedimentares, conhecidas por Xisto. Segundo Renan Andrade, um dos palestrantes, haverá também o lançamento das campanhas Fé, Paz e Clima e Zero Fósseis Brasil. Alias Ilan Zugman da Ong 350. Org também ministrará palestra na oficina.

No começo da semana, a empresa Ouro Preto Óleo e Gás encerrou suas atividades em Floriano. Nas escavações, a mineradora não encontrou gás natural e petróleo no município. 

"Além de Floriano vão explorar em mais 14 municípios, sendo que já estão perfurando em outros. Por isso que vamos alertar a populaçao sobre os impactos que virão", disse a jornalista e ativista ambiental, Tânia Martins.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais