Cidadeverde.com

Piauí 250 Anos é destaque no site da Casa da Torre

Imprimir
Página da Casa da Torre na Internet; Destaque para o "Viva Piauí"
 
O presidente do Centro Cultural e de Pesquisas do Castelo da Torre, Christovão Dias de Avila Pires Júnior, enviou na última quarta-feira (3) correspondência à presidência da TV Cidade Verde, felicitando a emissora pelo programa especial "Viva Piauí 250 anos", projeto que contou os momentos mais marcantes da história do Estado, desde a sua colonização até a participação de seu povo na Independência do Brasil.
Christovão é um dos últimos descendentes de Garcia D'Avila, que chegou à Bahia em 1549 e fundou a Casa da Torre, onde viveram dez gerações da família por três séculos e de onde surgiu a mobilização para o povoamento do sertão nordestino, incluindo o interior do Piauí. Seu Centro Cultural pesquisa e registra a história da colonização brasileira, e reservou um link especial para o projeto da TV Cidade Verde.
 
"É com imensa satisfação que já disponibilizamos as principais informações, em nosso site oficial da Casa da Torre, com links para este magnífico e inédito trabalho, realizado pela TV Cidade Verde, sob vossa direção, que consiste numa primorosa e valiosa contribuição para a difusão dessa história pouco conhecida, em apoio à Educação Patrimonial e ao Turismo Cultural do Piauí, do Nordeste e do Brasil, para o Mundo", disse Christovão, na mensagem enviada ao diretor da emissora, Jesus Tajra Filho, que coordenou todo o projeto.
 
 
No endereço www.casadatorre.org.br, além de farto material sobre a colonização do Brasil, agora é possível acessar todo o material publicado no Cidadeverde.com sobre o especial "Viva Piauí 250 Anos", incluindo a iniciativa em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação na Gincana 250 anos, que reuniu as melhores escolas públicas estaduais no concurso de perguntas e respostas sobre a história do Estado.
 
Foi a professora Esther Caldas Guimarães Bertoletti, funcionária da Biblioteca Nacional e coordenadora do projeto resgate "Barão de Rio Branco", do Ministério da Cultura. Ela veio ao Piauí em outubro para receber a medalha do Mérito Renascença, e acompanhou todo o programa especial. Esther emprestou os DVDs para Christovão, que empolgado com o projeto, resolveu divulgar o trabalho feito no Estado.
 
Registros da equipe da TV Cidade Verde nas ruínas da Casa da Torre
 
Na correspondência, o presidente do Centro Cultural elencou coincidências no processo, como das palestras que passou a proferir com material recentemente digitalizado da Capitania do Piauí, ao mesmo tempo em que a equipe da TV Cidade Verde trabalhava na execução do projeto local. "O dito popular sempre tem sua sabedoria pois se "nada é por acaso" diz também que: "O acaso é a marca registrada das obras de Deus", destacou Christovão.
 
Lembrando as palavras de emoção do governador Wellington Dias após exibição do especial, Christovão de Avila ressaltou a importância da divulgação do projeto. "Além dos piauienses, os nordestinos, os brasileiros, e mais, os lusitanos, os espanhóis, os franceses, enfim, os mais de 20 países participantes de nossas origens, e que valorizam suas histórias, têm também o direito de conhecer", concluiu.
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: