Cidadeverde.com

Audiências de presos são suspensas no interior por falta de combustível

Imprimir

 

Somente nesta semana, quatro audiências de instruções de presos deixaram de acontecer na cidade de Barras. Ontem, não foram realizadas três audiências na Comarca da cidade e hoje uma. O motivo da não realização das audiências seria a falta de combustível para o transporte de presos. A informação foi confirmada pelo promotor de justiça de Barras, Silas Sereno Lopes.

O promotor diz que a ausência de apresentação de preso implica em grave prejuízo à prestação jurisdicional. “Prejuízos ao patrimônio público, gastos públicos (expedição de novas intimações, falta de produtividade, desalento nas vítimas, polícias parados no fórum aguardando depor etc), além de impunidade e soltura de presos por excesso de prazo”.

Um memorando enviado pelo gerente da Penitenciária de Campo Maior, órgão administrado pela Secretaria de Justiça do Piauí, à Unidade de Administração Penitenciária de Barras, diz que não será possível enviar o preso por falta de viaturas e falta de combustível. A penitenciária deveria enviar um detento para que fosse realizada audiência de instrução em Barras.

O documento diz que “os cartões de combustível estão bloqueados há mais de 20 dias e o único posto de combustível da cidade não vende mais através de notas”. O memorando comunica ainda que todas as remoções e audiências estarão suspensas a partir do dia 11 de novembro, por não haver mais combustível para a realização das mesmas”.

Segundo o promotor, a falta de apresentação de presos é de conhecimento da Secretaria de Justiça. "É sempre comunicado ao titular da pasta e à Procuradoria Geral de Justiça", disse, ressaltando que o problema também aconteceu no mês passado.

Veja a nota da Sejus

A Secretaria de Justiça do Estado do Piauí reconhece que há limitações financeiras referentes ao combustível de veículos, mas ressalta que está trabalhando junto ao núcleo financeiro do Governo para solucionar o problema e não prejudicar o andamento das audiências.

 

Lyza Freitas
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais