Cidadeverde.com

Dia nacional do forró: missa homenageia Luiz Gonzaga em Teresina

Imprimir

Uma missa para celebrar os 106 anos do nascimento do sanfoneiro Luiz Gonzaga será realizada nesta quinta-feira (13), na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, a partir das 18h30. Grupos de música nordestina se apresentarão durante o ato religioso para homenageá-lo. Hoje também é comemorado o Dia Nacional do Forró.

Velho Lua, como também é conhecido Luiz Gonzaga, nasceu no dia 13 de dezembro de 1912. No Piauí, o sanfoneiro ganhou uma comemoração especial para festejar a sua obra. Há nove anos, a Colônia Gonzaguiana de Teresina (grupo de fãs do Rei do Baião, músicos e pesquisadores), realiza essa celebração que objetiva resgatar o trabalho de Gonzaga e valorizar manifestações culturais nordestinas. A missa será celebrada pelo pároco Antonio Cruz.

Para o professor Wilson Seraine, presidente da Colônia Gonzaguiana, idealizador do evento e um estudioso da obra e vida de Luiz Gonzaga, a celebração já integra o calendário cultural da cidade. “Nossa missa sertaneja reúne músicos, adeptos do forró e fiéis católicos. Todos com um traço em comum: a admiração pela obra de Gonzagão. Na ocasião, também festejaremos o Dia de Santa Luzia, que deu nome a Gonzaga, e o Dia Nacional do Forró”, explica Seraine. 

Durante a cerimônia, o Rei do Baião será homenageado ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo. O Baião, ritmo tradicional na cultura nordestina, fará parte da celebração. Instrumentos musicais e chapéus serão utilizados para decorar o altar da igreja. 

Foto: Divulgação/Ascom

“Além da missa em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga, também realizamos, sempre no dia 2 de agosto, data da morte do Velho Lua, a tradicional Procissão das Sanfonas. Há 10 anos,  a procissão  leva a música do Rei do Baião pelas ruas do Centro de Teresina”, destaca Wilson Seraine. 

 


Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais