Cidadeverde.com

Fotógrafo do Piauí é premiado com bolsa da Funarte. Veja Fotos

Imprimir
No último dia 18 de novembro, o fotógrafo piauiense Brito Jr foi selecionado para receber a Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística. A honraria, concedida pela Fundação Nacional da Arte, premiou o trabalho do repórter piauiense sobre o problema sócio-ambiental na região de Gilbués, no sul do Piauí. Pouco mais de duas semanas depois do resultado divulgado pela Funarte, ele planeja seu retorno para o interior do estado.
 


Vencedor das categorias "Foto publicada" e Foto preto e branco" do Salão de fotografia de Teresina em 2008, Brito Jr planeja ainda para a primeira metade deste mês de dezembro voltar a Gilbués. "Sempre gostei de temas sociais e, como o problema ambiental está muito em discussão no momento, achei oportuno visitar a região e verificar de perto o problema. Foi quando comecei meu trabalho em Gilbués. Agora, pretendo fazer, pelo menos, mais cinco viagens até a cidade. A primeira delas deve ser ainda na primeira metade de dezembro", conta.
 


O objetivo de Brito Jr é, ao mesmo tempo, desmistificar o problema da desertificação de Gilbués e conscientizar a população piauiense de que algo de muito sério deve ser feito na cidade para resolver essa questão sócio-ambiental. Para isso, Brito Jr já viajou a Gilbués oito vezes e fez mais de 3.000 fotografias.
Para conquistar a Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística, Brito Jr concorreu com outros 364 fotógrafos de todo o país. A instituição concedeu 30 bolsas para os trabalhos selecionados, e o projeto do fotógrafo piauiense foi um dos dois escolhidos na região Nordeste.
 
 

Dentro dos próximos seis meses, Brito Jr planeja retornar a Gilbués, pelo menos, mais cinco vezes. O objetivo é conhecer novas regiões e a rotina de outras comunidades da cidade, além, é claro, de fazer mais fotografias. "Pretendo fazer mais cinco viagens, onde uma delas será um sobrevôo de ultraleve. A minha intenção é fazer uma boa quantidade de fotos aéreas, para ter uma dimensão maior do problema vivido em Gilbués", explica.

Após esses seis meses, assim como está previsto no regulamento de concessão da Bolsa de Estímulo à Criação Artística, Brito Jr realizará uma exposição em Teresina com 30 de suas melhores fotos em Gilbués. "Não é uma exposição comum. Serão fotografias de 4m x 2,5m (quase do tamanho de um outdoor) que deverão ser espalhadas por toda a cidade. O objetivo é fazer com que uma pessoa que se desloca do Saci para a zona Leste, por exemplo, veja 10 ou 15 fotos nesse trajeto. A intenção é aguçar o sentido visual da população teresinense, para que as pessoas possam conhecer o tema e cobrar das autoridades melhorias na região de Gilbués", esclarece.
 
Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: