Cidadeverde.com

Zé Santana faz primeiro discurso e participa de votações no Senado

Imprimir


Foto:Ascom

O senador Zé Santana (MDB-PI) participou da sua primeira sessão nesta terça-feira (19) no Senado Federal. Em seu primeiro pronunciamento no plenário, ele falou sobre o desejo de aprender e de contribuir com o Piauí.

“Se a Constituição me delegou a responsabilidade de estar como senador da República, esta será a minha luta”.
 
O senador lembrou que o Estado carregou por anos a mácula de ser um dos mais pobres do país, marca hoje superada pelo desenvolvimento econômico que, segundo ele, é a principal trincheira contra a fome e a miséria. 

“No agronegócio conquistamos um dos melhores índices nacionais de produção de soja e outros grãos em nossos Cerrados, somando recordes ano após ano. Temos um dos maiores parques eólicos já em funcionamento no Brasil, sem falar no maior parque de produção de energia solar de toda a América do Sul”, enumerou.
 
Aos que criticaram sua decisão de assumir o cargo por um curto período, o parlamentar recordou o senador romano Júlio César que, questionado sobre sua coragem política, disse que ‘os covardes morrem antes de sua verdadeira morte’.  Ele volta à Assembleia Legislativa em fevereiro para um novo mandato.
 
Santana diz que por mais curto que seja seu primeiro período no Senado,  é um tempo a ser cumprido com responsabilidade e obrigação. “É essa a tarefa de um homem público”, concluiu.
Votações
 
O parlamentar piauiense participou de todas as votações que se seguiram ao seu discurso. Entre as principais proposições aprovadas, está o projeto que prevê a notificação imediata dos conselhos tutelares quando o aluno faltar a mais de 30% das aulas, conforme permitido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Além do projeto que prevê adicional de insalubridade para empregadas gestantes e lactantes, restabelecendo direito retirado na reforma trabalhista. Foi votado ainda o projeto que regulamenta o aproveitamento da energia dos ventos no mar territorial brasileiro.
 
Para a satisfação de Zé Santana, a relação de projetos aprovados é coerente com sua trajetória de vida. O senador, que é professor, trabalhou na Secretaria de Justiça do governo do Piauí e foi secretário estadual de Ação Social, quando implantou novos projetos e fez reformas estruturais importantes em unidades de acolhimento para menores passíveis de medidas socioeducativas.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais