Cidadeverde.com

Feito em Casa terá entrevista com Niéde Guidon sobre Museu da Natureza

Imprimir

O poeta e apresentador do Programa Feito em Casa, da TV Cidade Verde, Cineas Santos, falou nesta quarta-feira (19) sobre a entrevista que fez com a arqueóloga Niède Guidon, em São Raimundo Nonato. Cineas destacou que a arqueóloga nunca esteve tão “sossegada” com seu trabalho. Na entrevista, a pesquisadora conta como conseguiu o apoio para a construção do Museu da Natureza, que foi inaugurado ontem no município Coronel José Dias, na mesma região do Parque Nacional da Serra da Capivara. 

A entrevista será exibida no próximo Feito em Casa, neste domingo (22), e Cineas Santos comentou sobre a entrevista hoje no Jornal do Piauí. 
“Já a entrevistei em três ou quatro oportunidades e nunca via a Niède tão sossegada como agora. Com tranquilidade, ela, na casa dela. Ela fala de como ela construiu uma obra orçada em 2000 e alguma coisa e se realizou 14 anos depois com a mesma verba, sem prejuízo, porque foi tudo equacionado”, ressaltou o apresentador. 

De acordo com o professor, a descoberta de toda a riqueza da cultura mundial - que envolve o Parque da Serra da Capivara e o Museu inaugurado -, dependeu primordialmente do trabalho dedicado de Niède Guidon, que sempre trabalhou pelo crescimento e manutenção do local. 

“É muito difícil dimensionar a importância dessa senhora pesquisadora naquela região. E ela vem fazendo esse trabalho com dificuldades inumeráveis. [...] Posso te assegurar que ameaças de morte já ocorreram, hostilidades de todo tipo como se a Niède fosse uma aventureira e não uma pesquisadora. O trabalho dela é árduo, mas ela não cede um milímetro. Aquela mulher desconhece a palavra medo. Ela tem um objetivo e vem cumprindo rigorosamente”, acrescentou Cineas Santos.

Além disso, ele observou que o município de Coronel José Dias precisa se dar conta de que é necessária uma infraestrutura mínima para fomentar o turismo. “Para que o turista não passe apenas por Coronel José Dias, mas que desça no município e conheça a realidade. Porque existem pessoas que estão ali antes do Parque ser criado, que moraram e trabalharam dentro da Serra da Capivara, plantando roça, caçando e isso é fundamental, que o município tire proveito disso”.

Lyza Freitas
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais