Cidadeverde.com

Piauiense acessa internet pelo celular, mas 42% dos domicílios não têm o serviço

Imprimir

A internet ainda é um serviço que não chegou em todos os domicílios do Piauí. É o que mostra o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, divulgado nesta quinta-feira (20). Cerca de 42,5% dos domicílios no estado não possuíam acesso à internet,  o segundo maior índice do Brasil. 

Segundo o levantamento, o piauiense acessa à internet através de aparelhos de telefonia móvel, seguido do computador.

O IBGE revela que para os 42,5% dos domicílios que não possuíam acesso à internet no Piauí (428.825 domicílios), as razões mais apontadas para a não utilização desse serviço foi o fato de acreditarem que o serviço era caro, bem como pelo fato de que nenhum morador do domicílio sabia usar a internet. Seguem, abaixo, todos os motivos, e respectivos percentuais, para o não acesso à internet nos domicílios no Piauí:

        - Serviço caro: 23,8%

        - Nenhum morador sabia usar a internet: 23,8%

        - Falta de interesse em acessar à internet: 21,5%

        - Serviço de acesso à internet não estava disponível na área do domicílio: 18,2%

        - Equipamento eletrônico necessário para acessar a internet era caro: 8,7%

        - Outro motivo: 4,1%

               Com relação à finalidade do acesso ao serviço de internet no Piauí, os usuários informaram a seguinte utilização:

        - Enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos que não o e-mail: 94,7%

        - Assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes: 83,9%

        - Conversar por chamadas de voz ou vídeo: 75,7%

        - Enviar ou receber e-mail: 46,7%


 

        Principais destaques da pesquisa do IBGE:

        -  Cerca de 42,5% dos domicílios do Piauí não possuíam acesso à internet (segundo maior índice do Brasil)

        - Maior acesso à internet é feito através de aparelhos de telefonia móvel, seguido do computador

        - Serviço de acesso à internet considerado caro no Piauí é um dos principais motivos para o não acesso à internet

        - No Piauí cerca de  58 mil domicílios não possuíam aparelho de televisão (aproximadamente 144 mil piauienses não contam com acesso à tv)

        - No Piauí cerca de 48,1% dos domicílios não possuíam o aparelho conversor para receber o sinal digital da televisão aberta

        - O Piauí tem o terceiro maior índice de domícilios sem acesso à telefonia, com 112 mil domicílios, onde residiam 282 mil pessoas, não tendo acesso ao serviço

        - Serviço de telefonia móvel ou aparelho telefônico considerado caro foi  o principal motivo alegado pelas pessoas para não terem acesso ao serviço no Piauí

Em 2017, no Piauí, dos cerca de um milhão de domicílios do estado apenas 580 mil possuíam acesso à internet, o que representa 57,5% do total de domicílios. Esse indicador é o segundo menor do Brasil, estando acima apenas do estado do Maranhão, que registrou 56,1%. No Brasil e na região Nordeste haviam, respectivamente, 74,9% e 64,0% dos domicílios com acesso à internet. Em 2016 o índice de acesso domiciliar à internet no Piauí era de 52,7%, verificado-se, portanto, que em 2017 houve um crescimento da ordem de 4,8 pontos percentuais, o que equivale dizer que cerca de 48 mil novos domicílios passaram a ter acesso à internet.

Em termos de equipamentos para acesso à internet, o mais utilizado foi o telefone celular móvel, presente em 99,6% dos domicílios que possuíam acesso à internet. Na sequência vem o acesso através do microcomputador (37,3%), tablet (9,1%) e televisão (5,6%).

Acesso a televisão nos domicílios

Em 2017 dos cerca de um milhão de domicílios piauienses aproximadamente 94,3% deles possuíam aparelhos de televisão, o que representava 951 mil domicílios. Em termos de Brasil e de região Nordeste esse percentual era, respectivamente, de 96,7% e 95,6%.

Os domicílios do Piauí que não tinham acesso à TV perfaziam um total de aproximadamente 58.000 unidades (5,7%), onde residiam cerca de 144 mil piauienses.

Dos domicílios que possuíam acesso a televisão, cerca de 49,42% possuíam exclusivamente TV de tubo, 42,16% possuíam exclusivamente TV de tela fina, e 8,42% possuíam tanto TV de tubo como de tela fina.

Entre os domicílios que ainda não possuíam o aparelho conversor para receber o sinal digital da televisão aberta, em 2017 haviam ainda cerca de 48,1% dos domicílios sem acesso ao referido aparelho no Piauí. Contudo, houve uma evolução em relação a 2016, quando registrou-se 55,8% dos domicílios, o que indica uma redução de 7,7 pontos percentuais. Por sua vez, no Brasil e na região Nordeste esse indicador era, respectivamente, de 17,4% e 28,6%, bem abaixo do registrado pelo Piauí.

Em termos de serviço de televisão por assinatura, no Piauí haviam cerca de 127.000 domicílios que possuíam acesso ao mesmo, o que representava 13,4% do total de domicílios que detinham aparelho de TV. Em relação ao ano anterior houve um incremento de 0,6 ponto percentual, o que equivale dizer que 4.000 novos domicílios passaram a ter acesso ao serviço por assinatura.

 

Flash Yala Sena (Com informações do IBGE)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais