Cidadeverde.com

Benefícios e riscos da dieta pobre em sódio para a saúde

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos grátis

O sódio é um mineral importante que desempenha muitas funções essenciais em seu corpo. É encontrado naturalmente em alimentos como ovos e vegetais e também é um componente principal do sal de cozinha (cloreto de sódio). Embora seja vital para a saúde, o sódio dietético é às vezes limitado sob certas circunstâncias.

Por exemplo, uma dieta com baixo teor de sódio é comumente prescrita para pessoas com certas condições médicas, incluindo insuficiência cardíaca, pressão alta e doença renal. Ele é um mineral essencial envolvido em muitas funções corporais importantes, incluindo função celular, regulação de fluidos, equilíbrio de eletrólitos e manutenção da pressão arterial. Como ele é vital para a vida, seus rins regulam rigidamente seus níveis com base na concentração (osmolaridade) do fluido corporal

Profissionais de saúde recomendam dietas pobres em sódio para tratar certas condições médicas. Os níveis são normalmente restritos a menos de 2 a 3 gramas por dia. Seguir uma dieta com baixo teor de sódio pode diminuir a pressão arterial, diminuir o risco de câncer de estômago e melhorar a qualidade da dieta.

Carnes processadas, queijo, refeições congeladas, fast foods e condimentos salgados são apenas alguns dos alimentos que são mais ricos nele e devem ser evitados com uma dieta pobre em sódio. Alimentos como legumes frescos, frutas, a maioria dos produtos lácteos, ovos e nozes sem sal são naturalmente pobres nele.

Restringir o seu consumo em excesso pode levar a níveis elevados de colesterol, resistência à insulina e hiponatremia. Alguns estudos mostraram que dietas pobres em sódio afetam negativamente pessoas com insuficiência cardíaca. Usar ervas frescas, especiarias e frutas cítricas para dar sabor a comida e cozinhar mais refeições em casa são dicas úteis se você seguir uma dieta com baixo teor nesse mineral.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais