Cidadeverde.com

Apenados do Piauí terão prontuário on-line

Imprimir

O Sistema Penitenciário do Piauí vai passar a ter dados biométricos no prontuário dos internos, tornando inequívoca a identificação do apenado, revelou nessa quinta-feira (4) a secretária da Justiça, Cléia Maia. Na sexta-feira (5), uma turma composta por agentes penitenciários e diretores de presídios dos 14 estabelecimentos penais do Estado encerrou o curso de capacitação para implantação do novo Sistema de Informações Penitenciárias (Infopen).

O Sistema é uma gestão de software desenvolvido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça, para gestão e controle do sistema penitenciário brasileiro. Com ele, é possível conhecer os dados relativos a cada apenado com impressões biométricas e fotos do interno, inclusive de marcar as características como sinais e tatuagens.

Desde a última terça-feira, uma turma composta por 20 alunos recebe orientações da gerente de Projetos do Depen, Adna Teixeira, e do analista de Sistemas, Henrique Rocha. Os técnicos do Departamento Penitenciário Nacional vieram ao Piauí para capacitar os agentes penitenciários visando à implantação do Infopen Gestão no Piauí. O novo Sistema vai substituir o prontuário manual do apenado, oferecendo informações on-line. O Infopen Gestão é desenvolvido em 15 Estados e nas unidades federais de Catandubas e no Distrito Federal.

Para implantar o Sistema, a Secretaria da Justiça firmou convênio com o Departamento Penitenciário Nacional, que encaminhará ao Sistema Penitenciário do Piauí 30 computadores de última geração, com equipamentos que fazem a leitura biométrica e máquinas fotográficas. Os equipamentos vão funcionar nas unidades prisionais para atualização on-line sobre entrada, permanência e saída dos apenados.

De acordo com a secretária Cleia Maia, a inserção do Piauí no novo sistema vai possibilitar informações mais detalhadas sobre os internos do Sistema Penitenciário. “O prontuário do apenado vai conter dados característicos dele, inclusive com várias fotografias, solucionando definitivamente e inequivocamente a demanda da identificação do contingente de presos e do controle de visitantes e servidores”, explica.

As imagens das impressões e a informação datiloscópica manual são submetidas ao banco de dados para registro único e devolvidas ao Infopen segura e eficaz.

Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: