Cidadeverde.com

Morre no Rio de Janeiro a cantora Miucha

Imprimir

A cantora e compositora Miúcha morreu nesta quinta-feira (27), no Rio de Janeiro.
Ela tinha 81 anos e teve uma parada respiratória em meio a um tratamento de um câncer.

A informação foi confirmada à reportagem por amigos da artista, conhecida por ter interpretado a personagem Galinha no disco "Os Saltimbancos" e famosa pelas interpretações de músicas como "Pela Luz dos Olhos Teus", "Maninha" e "Minha Namorada".

O velório e o enterro devem acontecer nesta sexta-feira (28), no cemitério de São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, a cantora fez quimioterapia para tratar um câncer no pulmão, do qual sinalizou ter se recuperado há seis meses.

Há dois meses, contudo, a doença voltou, e a cantora teria escolhido interromper os tratamentos em hospitais.

Filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e da pintora e pianista Maria Amélia Cesário Alvim, Miúcha era mãe da também cantora Bebel Gilberto, fruto de seu casamento com João Gilberto, e irmã de Chico Buarque e das também cantoras Ana de Hollanda e Cristina Buarque.

A artista lançou 14 álbuns em mais de 40 anos de carreira.

"Miúcha tinha uma qualidade rara em cantoras: sabia exatamente o que estava cantando. Isso a fazia ir mais longe do que outras que podiam ter mais dotes vocais, mas não lhe chegavam nem perto como intérpretes", disse o escritor Ruy Castro.

Segundo ele, "Só havia algo tão delicioso quanto escutar Miúcha cantando -conversar com ela".
Nascida Heloisa Maria Buarque de Hollanda, no Rio de Janeiro, em 30 de novembro de 1937, Miúcha mudou-se com a família para São Paulo ainda na infância, mesmo período em que começou a cantar.
Nos anos 1960, viveu em Paris, onde estudou história da arte. Durante uma viagem de férias à Itália, conheceu a cantora chilena Violeta Parra, que a apresentou ao compositor João Gilberto.

Com ele, Miúcha foi casada durante oito anos e teve uma filha, a cantora Bebel Gilberto.

Em 1975, a artista fez sua primeira gravação profissional no disco "The Best of Two Worlds", uma parceria entre João Gilberto e Stan Getz.

No mesmo ano, ela se apresentou no Newport Jazz Festival, fez espetáculos com Stan Getz e participou de uma faixa no disco "Urubu", de Tom Jobim.

Após este lançamento, Miúcha tornou-se parceira de Tom Jobim e fez apresentações com Vinicius de Moraes, Jobim e Toquinho.

Fonte: Folhapress

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Miucha