Cidadeverde.com

Espaços Cidadania de Teresina registram mais de 340 mil atendimentos em 2018

Imprimir


Foto:CCOM-PI

O levantamento feito pela Secretaria Estadual da Administração e Previdência (SeadPrev) apontou que  este ano as Unidades do Espaço Cidadania do Shopping Rio Poty e Show Auto Mall realizaram 341.693 atendimentos. A unificação de serviços em um só espaço representa uma economia significativa para o Governo do Estado; e a descentralização no atendimento dos serviços públicos proporciona a qualidade do atendimento e melhora as condições de trabalho dos servidores. 

Na unidade Shopping Rio Poty, o cidadão conta com prestação de serviços do Detran, OAB, SINE, Receita Federal, Instituto de Identificação, Secretaria da Fazenda, Defensoria Pública, Águas de Teresina, Eletrobras Equatorial, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e outros. Durante o ano foram ofertados 323.354 atendimentos.
No Espaço da Cidadania no Show Auto Mall, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, são oferecidos serviços dos órgãos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), TRE-PI, Polícia Federal, Junta Comercial do Piauí (Jucepi), Ouvidoria, Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e a Central de Atendimento ao Público da zona Leste de Teresina (CAP Leste). A unidade do Show Auto Mall registrou 18.339 atendimentos, de 1 de abril à 21 em dezembro.
 
De acordo com o secretário da  Administração e Previdência, Ricardo Pontes, a oferta dos serviços tem facilitado o acesso à população com a estrutura administrativa que reúne vários órgãos funcionando num só local. “A descentralização dos serviços com bom atendimento, rapidez e eficiência tem facilitado a vida da população piauiense e essa facilidade deverá ser estendida para todos os municípios", afirma Pontes.

Serviços

Na Secretaria de Segurança Pública (SSP),  o Instituto de Identificação faz a emissão de identidade civil de 1ª e 2ª vias do RG; na Jucepi, há serviços de intérprete público, tradução pública, emissão de guias, certidão de inteiro teor, certidão simplificada, busca ou consulta de documentos e DAR (documentação de arrecadação); na Polícia Federal, é feita emissão de passaporte; na Sefaz, consultas públicas, atualização e inclusão de cadastramento de contribuinte, emissão de taxas do Estado: IPVA, notas fiscais e inclusão do cadastro da Nota Piauiense, já na CAP Leste, o teresinense pode contar com serviços de consulta de extrato de débitos junto ao Município, emissão guia para pagamento de certidões, alvarás, notas fiscais, segunda via de IPTU, ISS, atualização cadastral e abertura de protocolo para reclamação contra lançamentos.

Unidades

No Piauí há um Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) em Campo Maior e estão prontos pra inaugurar os Ciacs de Alto Longá, Monte Alegre, Nazaré e Picos. Funcionam 8 unidades do Espaço da Cidadania no estado, em Teresina são duas (Shopping Rio Poty e no Show Automall), Parnaíba, Bom Jesus, Picos, São Raimundo Nonato, Oeiras e Floriano.

Além disso, existem 20 Salas da Cidadania (espaço menor e com serviços reduzidos). Os municípios nos municípios de Água Branca, Anísio de Abreu, Assunção do Piauí, Barras, Boqueirão do Piauí, Caridade do Piauí, Colônia do Gurguéia, Conceição de Canindé, Corrente, Fronteiras, Guaribas, Ilha Grande, Jatobá do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Paes Landim, Pio IX, Queimada Nova, São Miguel do Tapuio, Simões e Uruçuí.
 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais