Cidadeverde.com

Dia de Reis é comemorado com cultura popular em Teresina

Imprimir

 

Neste fim de semana, a tradição religiosa vai tomar conta da cidade com uma grande festa de cultura popular na comemoração do Dia de Reis. Nos dias 5 e 6, vários grupos irão levar apresentações de reisado e muita música para o Parque da Cidadania e o povoado Taboca do Pau Ferrado, zona rural de Teresina.

Segundo a tradição cristã, a comemoração do Dia de Reis é uma homenagem que marca a visita dos "magos do oriente" (Mateus 2:1) ao recém-nascido Jesus Cristo. O hagiológio indica que foram três Reis Magos, e a visita ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

Em Teresina, a data é lembrada com apresentações promovidas pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves em diversos cantos da cidade com grupos de Reisado, formados por músicos, cantores e dançarinos que anunciam a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações numa mistura da tradição de bumba-meu-boi e elementos cristãos.

No dia 05, as apresentações acontecem no Parque da Cidadania a partir das 18h com o Reisado Boi Estrela, Reisado Reis de Ouro e a Banda Valor de PI. No domingo, 6, o povoado Taboca do Pau Ferrado recebe as apresentações a partir das 20h com Reza, Leilão, apresentação do Reisado Boi Estrela e Forró Pé de Serra.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais