Cidadeverde.com

Marmita é opção para alimentação saudável e econômica

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

A pressa dos dias atuais tem influenciado na forma das pessoas se alimentarem. Há quem procure restaurantes - muitas vezes caros – ou apele para salgados e frituras nada saudáveis. Pois o hábito de levar marmitas para o trabalho ou para a aula ganhou força nos últimos anos. Mais econômicas e saudáveis, representam uma saída perfeita.  

Levantamento recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que o brasileiro consome cerca de 25% dos gastos com alimentação em refeições fora de casa. Assim, a economia no feitio das marmitas é extremamente atraente. Isso sem falar na diversidade de opções, mais saudáveis e feitas em casa.  E ainda evita desperdícios – você leva exatamente a quantidade de comida que irá ingerir. 

Cuidados

A montagem das marmitas requer alguns cuidados. Evitar justamente a monotonia dos cardápios é um deles, assim como um planejamento adequado das refeições para a semana – se serão todas congeladas e retiradas dia-a-dia ou preparadas na véspera.  Ainda é recomendado acondicionar os alimentos na marmita de forma separada. 

Outra dica é a aquisição de potes de plástico resistente específicos para marmita para aquecer no micro-ondas e que sejam bem vedadas para não vazar o conteúdo.

Caso não haja nenhum tipo de restrição alimentar, as porções devem seguir as premissas de um prato saudável. Em geral, incluir uma fonte de carboidratos (batata, mandioca, arroz ou macarrão); uma proteína animal (carne de boi, frango, peixe ou um ovo); proteína vegetal (feijão, lentilha, ervilha ou grão de bico); saladas e vegetais. 

Low carb

A dieta low carb, ou seja, baixa em carboidratos, também pode ser empregada na alimentação com marmitas. Uma saída é integrar no preparo como: abobrinha, brócolis, couve-flor, cogumelos, tomate cereja, couve, agrião, pimentão, aspargos, berinjela, espinafre, pepino, cebola, chuchu, vagem, rúcula, escarola, alho-poró e alface   

Sopas low carb são ótimas opções, já que são práticas, nutritivas e basta apenas aquecer no micro-ondas antes do consumo.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais