Cidadeverde.com

Avenida Pedro Freitas ganha semáforo sonorizado para pedestres

Imprimir

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) tem trabalhado na ampliação da quantidade de semáforos sonorizados para pedestres para, com isso, garantir a travessia segura das pessoas em vários bairros da cidade. 

Os equipamentos têm sido instalados, em sua maioria, próximo a hospitais, escolas e locais em que circulam um maior número de pessoas. Na próxima quarta (9), começa a funcionar mais um semáforo sonorizado para pedestre, na Avenida Pedro Freitas, na zona Sul da cidade, em frente à sede do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Teresina (Conade). O novo equipamento vai facilitar a travessia para as pessoas que costumam ir ao conselho. 

De acordo com o diretor de Trânsito e Sistema Viário, José Falcão, o semáforo sonorizado para pedestres tem como objetivo principal proporcionar uma travessia segura para as pessoas com deficiência visual. “Temos hoje, nesse local, um fluxo muito grande de pessoas com deficiência visual, por isso, estamos colocando este semáforo”, acrescentou. 

Falcão ressalta que, além da implantação do semáforo, foi feita a sinalização horizontal na área. “Os nossos agentes de trânsito ficarão no local para orientar os condutores e os pedestres. Alertamos aos condutores que observem a sinalização e respeitem o semáforo, pois assim estaremos proporcionando mais segurança para os pedestres, especialmente, para as pessoas com deficiência”, finalizou. 

O diretor reforça que os semáforos sonoros sempre são instalados após ser realizado um estudo de fluxo de pedestres na área. “Algumas vezes recebemos solicitação das comunidades, mas para que haja implantação é realizada uma análise da via pública e dos benefícios que trará para os moradores do local, e neste caso, ficou evidente a necessidade do equipamento”, acrescentou. 

Falcão enfatiza que, com o início do funcionamento dos corredores exclusivos para os transportes públicos, a quantidade de semáforos sonoros deverá aumentar consideravelmente, pois a travessia para as estações será controlada por semáforos. “Estamos trabalhando para proporcionar um trânsito mais seguro a todos na cidade, mas precisamos que as pessoas respeitem as regras de circulação e a sinalização”, destacou. 

O vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Teresina (Conade), Antenilton Marques da Silva, ressalta que a instalação do semáforo sonoro para pedestres na Avenida Pedro Freitas vai facilitar muito a travessia das pessoas com deficiência neste local. “Percebemos que com a implantação do corredor exclusivo e a inauguração da Ponte Anselmo Dias o movimento de veículos na avenida aumentou muito, por isso solicitamos que fosse implantado esse equipamento”, disse. Antenilton enfatiza que todos ficaram muito satisfeitos com a instalação do semáforo. “Agradecemos a preocupação da Strans com a acessibilidade e com a segurança de todos nós,” finalizou.

Da Redação
[email protected]
 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: semáforo