Cidadeverde.com
Viver Bem

Conheça os benefícios do queijo para a saúde

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

 

Pesquisas não faltam para defender ou criticar os queijos, principalmente os amarelos. Os altos teores de gordura e calorias são condenados pelos amantes de dietas saudáveis e desprezados por quem não deixa de saborear a iguaria, independentemente das vantagens ou prejuízos à saúde. 

Estudiosos até mesmo afirmam que a gordura do queijo não é tão ruim assim, podendo ainda melhorar a saúde. Defendendo criticos ou defensores, o importante mesmo é saborear, mas com moderação. 

Assim como o minas frescal, os queijos amarelos são fontes de cálcio, proteína e também vitamina B12, que ajuda no funcionamento do sistema nervoso. As vantagens continuam. Os probióticos contidos no queijo são famosas bactérias que regulam a flora intestinal. 

Qual escolher?

Com muitas variedades e características, os queijos não precisam ser removidos do cardápio. Basta consumir com moderação. Mas como escolher o melhor? Para isso, é preciso saber primeiramente o benefício desejado. 

Para fortalecer a estrutura óssea, por exemplo, o provolone tem uma grande quantidade de cálcio. O parmesão, por sua vez, concentra muita proteína, diferentemente do minas frescal, que tem pouca gordura.  

Saúde 

Vale lembrar que o principal tipo de proteína do queijo é a caseína, que contribui para reduzir a pressão sanguínea e facilita a absorção de minerais. Mas atenção: algumas cascas são feitas com cera, além do corante. Por isso, é necessário ter cuidado. Afinal, moderação é a chave do negócio. 

Para evitar problemas, é recomendado procurar um médico ou especialista para incluir o alimento em uma dieta saudável e equilibrada.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir