Cidadeverde.com

Mais da metade dos municípios do PI não tiveram mortes violentas em 2018

Imprimir

118 dos 224 municípios do Piauí não tiveram crimes violentos letais intencionais (CVLIS) registrados em 2018. A informação Relatório de Indicadores de Criminalidade, divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. O número representa 53% dos municípios.

CVLIS se refere aos números de homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte  e estupro seguido de morte, que obtiveram uma queda de 13,13% no ano passado.

Já os municípios que ainda apresentaram crimes, mas obtiveram uma redução nos índices de violência, se destacam as cidades de Altos com uma queda de 78,57%, Picos com 72,73%, Parnaíba 28,21%, Água Branca e Demerval Lobão ambas com 14,29% no números de crimes violentos. 

Para o coordenador do Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal (Nuceac) da SSP, delegado João Marcelo Brasileiro, a redução no interior se dá, especialmente, pela queda no números de homicídios em muitas cidades do Estado.  

“Comparando os últimos dois anos houve uma queda considerável, se pegarmos a cidade de Picos que no ano de 2017 foram registrados 22 homicídios contra seis registrado no ano 2018.  Em Altos a diferença se torna ainda maior quando foram contabilizados 14 homicídios em 2017 e apenas três no ano passado”, explicou o delegado.

Ainda com base nos dados, nos últimos quadro anos, também reduziu o número de crimes violentos letais intencionais em todo estado, uma queda de 16,82%, somando interior e capital do estado.


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais