Cidadeverde.com
Viver Bem

Dicas valiosas de alimentação saudável para gestantes

Imprimir

Foto: Pixabay/foto gratis

A espera pelo nascimento de um bebê é especial para as mães. A ansiedade de receber o pequeno nos braços após a gestação, porém, vem acompanhada de diversos cuidados. Um deles está na alimentação. Uma dieta favorável à gestante e à criança não inclui frituras, alimentos gordurosos, doces, refrigerantes e fast food. Mas não se desespere. Existem muitas opções saudáveis e saborosas  

A futura mamãe precisa ter em mente que a alimentação ruim durante a gestação poderá refletir em alterações no desenvolvimento, prematuridade, alto risco de mortalidade, prejuízos na capacidade cognitiva e ainda doenças futuras. 

Assim, a mudança para hábitos saudáveis, importante em qualquer momento da vida, ganha ainda mais força nesta fase. Por isso, não esqueça de questionar seu médico sobre o assunto. Afinal, ele acompanhará toda a sua gestação  

Um detalhe importante: cada tipo de nutriente tem função específica e pertence a um grupo de alimentos onde é encontrado. Vamos conhecer: 

Proteína

Auxilia na formação e crescimento do feto, da placenta e dos tecidos maternos. Pode ser encontrada em carnes magras, leite desnatado e ovos. 

Carboidrato

É a principal fonte de energia para a gestante. Está presente em cereais, massas, pães e tubérculos – todos, claro, provenientes de alimentos integrais. 

Cálcio

Este nutriente também é vital na fase de lactação. Na verdade, sua importância cresce ao longo do período gestacional. É encontrado em leites desnatados e derivados, vegetais verde-escuros e cereais integrais. 

Ferro

Auxilia no desenvolvimento da placenta e do bebê. Faz-se presente em carnes magras, leguminosas e vegetais verde-escuros. 

Ácido fólico

Vital para a divisão celular, reduz os riscos de anomalias congênitas e doenças vasculares. Está nas leguminosas, vegetais verde-escuros, frutas (laranja, banana, melão, morango), carnes e ovos.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir