Cidadeverde.com

Aprenda como guardar corretamente alimentos para evitar problemas

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

Lidar com alimentos é tarefa que exige muito cuidado. Isso porque o manuseio e estocagem podem garantir a utilização por um período maior, evitando assim o desperdício. Nesse sentido, o correto armazenamento e manipulação de alimentos se torna fundamental para proteger a saúde de todos, especialmente de crianças e idosos, sempre mais sensíveis a contaminações.

Validade e localização

No caso da geladeira, uma das primeiras coisas a se observar é a disposição dos produtos. Aqueles que têm validade menor devem ficar à frente, com boa visibilidade, para que sejam consumidos primeiro Isso evita também o desperdício.

Ovos e feijão

Ovos não devem ser colocados na porta da geladeira, pois ela possui uma variação maior de temperatura devido às aberturas. Além disso, a vibração ao abrir e fechar a geladeira pode criar pequenas fissuras na casca do ovo, gerando contaminação. Quanto ao feijão, após cozido, deve ser guardado na geladeira por, no máximo, três dias. Se for congelar, separe em porções.

Cuidado com as carnes

As que não serão utilizadas imediatamente no feitio de algum prato devem ser divididas em pequenas porções e levadas ao freezer. Isso porque, uma vez descongelado, um alimento não deve ser novamente congelado.

Frutas e legumes

Quando inteiros, podem ser deixados em temperatura ambiente, em um local fresco e ventilado. As frutas devem ser lavadas apenas no momento do consumo, pois possuem película natural de proteção. Lavá-las muito antes favorece a entrada de micro-organismos no seu interior.

Verduras

Devem ser guardadas na gaveta inferior da geladeira, onde a temperatura é mais adequada, já que esses alimentos se deterioram mais rapidamente em temperaturas muito baixas.

E as sobras?

Precisam ser postas sob refrigeração em até duas horas após o preparo. Pode manter na própria panela para a refeição seguinte, desde que esteja bem tampada.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais