Cidadeverde.com

Conheça os melhores alimentos com efeito anticoagulantes

Imprimir

Quem já teve um corte no dedo, sabe: o sangramento é imediato. Só não é maior porque existe a coagulação do sangue, o que impede uma hemorragia. Entretanto, a coagulação que tanto ajuda pode ser perigosa, em determinadas situações.

Anticoagulantes são prescritos por médicos para pacientes que apresentam, por exemplo, ritmo cardíaco irregular e defeito cardíaco congênito. Eles são indicados também para pacientes que passaram por alguns procedimentos como cirurgia da válvula cardíaca. Isso porque essas situações aumentam as chances de existência de coágulos sanguíneos que podem interromper o fluxo normal e, assim, provocarem ataque cardíaco ou derrame.

Nesse ponto, a alimentação, mais uma vez, ganha suma importância. Para reduzir o risco de trombose interna ou coágulos sanguíneos, é recomendada uma dieta pobre em gorduras saturadas, mas rica em fibras, assim como frutas e vegetais.

Fruta

O abacaxi, por exemplo, é um bom alimento anticoagulante. Possui a enzima bromelaína, que lhe dá as propriedades anticoagulantes e de afinamento do sangue. Além disso, impede a formação de gotas e pedras nos rins.

Erva chinesa

O ginseng é uma erva chinesa que há muito tempo é apontada como a cura para várias doenças. Ela pode ser um dos alimentos anticoagulantes naturais, capaz de reduzir a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue. Assim como a canela, muito conhecida entre os alimentos anticoagulantes, e o gengibre.

Peixe

Truta, cavala e o salmão, por exemplo, são ricos em ácidos graxos ômega-3, conhecidos por possuírem propriedades de diluição do sangue e anticoagulantes. Estes ácidos graxos são conhecidos por terem efeitos benéficos em pessoas que sofrem de níveis elevados de colesterol.

Vinho

Tomar uma taça de vinho diariamente pode ser uma maneira de usufruir das propriedades anticoagulantes desta bebida, pois ela é eficaz no afinamento do sangue e impede o entupimento das artérias.

Outros alimentos que possuem uma quantia substancial de vitamina K são anticoagulantes naturais, como morango, tofu, alimentos com proteína ou óleo de soja, cebolinha e chá verde.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais