Cidadeverde.com

Relatório do DHPP aponta redução de 25% de homicídios na zona Sudeste

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) informou nessa terça-feira (22) que houve uma redução no índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que corresponde a homicídio, roubo com resultado de morte e lesão corporal seguida de morte, na zona Sudeste de Teresina. 

O levantamento corresponde a uma analise entre os anos de 2017 e 2018 e revelou uma redução de 25%. Os dados são do SISDHPP e NUCEAC-SSP-PI. 

No relatório divulgado à imprensa consta que "no ano de 2017 foram 44 CVLIs enquanto no ano de 2018 contabilizou-se 33 CVLIs (...) Comparando-se com o ano de 2016, o ano de 2018 houve uma queda de 36,53%. Em 2016 a quantidade [foi] de 52 CVLIs".

Dos 33 casos ocorridos em 2018, 66,7% (correspondendo a 23 casos) foram solucionados com definição de autoria.  

De acordo com o delegado Jarbas Lima,  responsável pela Zona Sudeste, a redução se deve por vários motivos, dentre elas: 

  • Rápida elucidação nos crimes investigados, identificando a sua autoria pelo trabalho realizado pela equipe de investigação
  • Apoio do coordenador da DHPP, Francisco Costa - Baretta, da Central de Inquéritos e do Ministério Público do Piauí
  • Alto índice de resolutividade dos crimes dos crimes de homicídios, de roubos com resultado morte e de lesões corporais seguidas de morte
  • Constantes cumprimentos de mandado de prisão, o que evita a sensação de impunidade  e desencorajando que outros crimes da mesma espécie sejam cometidos. Em 2018 foram cumpridos 42 mandados de prisão, sendo 11 de prisão temporária e 31 de prisão preventiva. 


Divulgação: Polícia Civil/DHPP/Equipe C - Delegado Jarbas Lima

O relatório ressalta que "a atribuição da equipe da Zona Sudeste é investigar os CVLIs que ocorrem em uma área aproximada de 240km², que abrange a um total de 300 mil pessoas, correspondendo a 1/3 da população teresinenses, na região do Grande Dirceu e cercanias".

"Assim, obteve-se um índice de 3 homicídios a cada 100 habitantes em 2018 na zona Sudeste de Teresina-PI, valor inferior à média nacional (31,1 mortes/100 mil habitantes) e, até mesmo, à média mundial (6,4 mortes/100 mil habitantes). Dados obtidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde)", destaca o documento. 

"A equipe da Zona Sudeste (equipe C) do DHPP espera continuar com o trabalho em 2019 para o bem da sociedade teresinense", pontuou o delegado em relatório. 


Delegado Jarbas Lima - Foto: Cidadeverde.com


Carlienne Carpaso
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais