Cidadeverde.com

Prefeitura inicia licitação da galeria do Torquato Neto

Imprimir

A Prefeitura de Teresina deu início na manhã de ontem (22) ao processo de licitação para a construção da galeria do bairro Torquato Neto. Dez empresas estão participando do certame, que está sendo realizado pela Central de Licitações da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema).

A etapa agora é de habilitação das empresas concorrentes, a qual consiste na análise da documentação apresentada para checar se foi apresentado tudo que foi solicitado no edital de lançamento da licitação. É verificado se existe acervo técnico, ou seja, se já fez obras da mesma natureza; se tem suporte financeiro para a execução da obra, entre outros detalhes. Essa fase deve durar cerca de quatro dias, caso nenhuma empresa entre com recurso contestando alguma informação.

Passada essa fase, serão abertos os envelopes com as propostas apresentadas. Em seguida, novos trâmites devem ser obedecidos até que seja conhecida a empresa vencedora. De acordo com os organizadores do certame, nenhuma etapa pode ser esquecida, em nome da legalidade do processo.

Segundo o superintendente da SDU Sul, Paulo Lopes, passada todas as etapas da licitação e contratação, como também encerrado o período das chuvas, a obra deve ser iniciada no mês de maio próximo. O prazo para conclusão da obra é de 20 meses.

Até lá, a SDU Sul continua trabalhando na capina e limpeza das ruas do bairro, e ainda, na medida do possível, recuperando trechos de ruas para permitir do deslocamento dos moradores.

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

Os recursos destinados à construção dessa galeria são na ordem de R$ 71 milhões, provenientes do Governo Federal, através da OGU – Orçamento Geral da União, com contrapartida da Prefeitura de Teresina. A obra será dividida em duas fases. A primeira terá 28 quilômetros de galeria e a segunda, 18 quilômetros. Nestes 46 quilômetros serão construídos quatro grandes reservatórios. A galeria passará pelo Polo Industrial Sul, Torquato Neto e Portal Alegria, beneficiando mais de 8.300 famílias.

Os reservatórios funcionarão como piscinões durante as cheias pra conter água e liberar através de um fluxo menor, evitando inundações. Vão ser todos abertos, porém gradeados e com urbanização ao redor, com pista de skate, academia popular, espaço de convivência, bicicletário, estacionamento, quiosque e paisagismo, evitando que fique uma área inutilizada durante a maior parte do ano.

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais