Cidadeverde.com

Mais clubes importantes serão rebaixados no Brasileiro

Imprimir
Na nova fase do Campeonato Brasileiro, com a redução do número de participantes e o rebaixamento sendo levado a sério, alguns dos clubes mais poderosos do Brasil já experimentaram a dureza do rebaixamento.  O Fluminense abriu e a porteira, caindo da primeira para a segunda e até para a terceira divisão, onde teve sérias dificuldades para conseguir o título, mesmo sob o comando do competente técnico Carlos Alberto Parreira.

 Em seguida Botafogo e Palmeiras também cairam e sofreram muíto na luta pela conquista da volta. E o Grêmio de Porto Alegre. De campeão brasileiro, sul-americano e mundial, o tricolor gaúcho foi parar na segunda divisão e voltou acom a vitória sobre o Náutico na partida final, que ficou conhecida como A Batalha dos Aflitos. Atlético Mineiro, Coritiba,Paraná Clube e os fortes do Nordeste Bahia, Vitória, Sporte, Santa Cruz e Náutico também foram rebaixados.

CORINTHIANS PAULISTA

No campeonato de 2007 o fracasso ficou com o Corinthians. Vítima de uma administração desastrosa e denunciada na justiça como desonesta, o time corinthiano foi rebaixado para a surpresa geral do mundo do futebol. Nesta temporada uma nova diretoria reformulou o futebol do clube alvinegro e conseguiu montar um time forte e que ganhou a Série B com relativa facilidade, reconquistando o seu lugar na Série A para 2009.

 A diretoria trabalhou tão bem que até financeiramente a presença na segunda divisão acabou tendo um saldo positivo. Os estádios ficaram feios, com excelentes rendas e todas as outras fontes de receitas cresceram em relação à temporada anterior.


VASCO DA GAMA

Entre os 4 rebaixados em 2008 está o Clube de Regatas Vasco da Gama.A diretoria anterior, sob o comando do senhor Eurico Miranda, vinha usando a agremiação vascaina como se ela fosse propriedade particular. Muítas dívidas feitas, denúncias de irregularidades, salários atrasados, time fraco. Roberto Dinamite assumiu a presidência, mas, sem recursos financeiros e sem experiência administrativa, praticamente manteve tudo como estava para mudar depois.



Errou ao contratar os técnicos Tita e Renato Gaúcho, ambos com poucas credenciais para a direção do elenco em momento tão complicado. O resultado final foi o que estava desenhado desde o início do campeonato.


OUTROS CAIRÃO

E nos próximos campeonatos teremos clubes do grupo mais poderoso do futebol brasileiro caindo para a segunda divisão, por força do regulamento (são 4 rebaixados a cada ano) e de administrações de mais nível. O Flamengo já conseguiu escapar uma vez na última rodada e agora mesmo o Fluminense e o Santos estiveram com a "corda no pescoço" até os instantes finais.

 Foi um verdadeiro sufoco.E no momento em que as diretorias dos "gigantes" do Sul e do Sudeste levarem a sério as ameaças, vai sobrar mesmo para os mais fracos no aspecto econômico. Atualmente o Norte e o Nordeste(l5 Estados) estão com apenas 3 clubes na Série A e poderão ficar no zero.

Agora mesmo as entrevistas dos dirigentes do Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul indicam para uma série de providências visando o fortalecimento em todos os sentidos dos maiores clubes brasileiros. Vale lembrar que somente o Estado de São Paulo tem na Série A o dobro do número de times dos l5 Estados do Norte e Nordeste : 6 x 3.

Dídimo de Castro
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: