Cidadeverde.com

Faxina nos Bairros acontece nas zonas Sul e Leste neste sábado

Imprimir

 Foto: Arquivo/ PMT

A ação de combate à zika, dengue e chikungunya beneficia amanhã (26) os bairros do Parque Piauí e Uruguai. nas zonas Sul e Leste, respectivamente. A Faxina nos Bairros começa a partir das 8h da manhã quando as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) promovem um grande mutirão de limpeza.

O objetivo da ação é combater as doenças por meio da eliminação de focos de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Segundo a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, a cada semana dois bairros recebem as equipes de limpeza que recolhem o lixo das residências, em especial, os que não são recolhidos na limpeza de rotina, como móveis, eletrodomésticos de grande porte e entulhos em geral.

Esse lixo é depositado nas calçadas pela população, que durante a semana é orientada, pelos agentes de saúde, a fazer a limpeza em suas próprias casas. Neste dia da Faxina nos Bairros ocorre ainda uma caminhada educativa, em que os moradores recebem dicas sobre as doenças e como se prevenir contra a formação de focos do mosquito. “As pessoas precisam se sensibilizar para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel e retirar utensílios que não servem mais e que poderão se tornar criadouros de mosquito”, diz Oriana Bezerra.

Na zona Sul, o ponto de encontro é na Praça do Clube do 100 e o quadrante que irá receber a faxina será aquele formado pela rua 12 de Outubro, Avenida Herry Wall de Carvalho, Avenida Walfrido Salmito, Rua 11 de Julho, Jader de Carvalho e Avenida 01 do Distrito Industrial.

Já na zona Leste, o ponto de encontro será na Rua Noé Fortes, em frente ao Condomínio Solares, atrás da SDU Leste. O quadrante a ser percorrido fica limitado pela avenida Zequinha Freire, Rua Indiana ou Rua 40 da BR 243

A Faxina nos Bairros é um trabalho conjunto entre poder público e população. Com esta ação, a Prefeitura de Teresina procura sensibilizar a população para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel e proporcionar à população a retirada de utensílios inservíveis, principalmente os que a coleta de lixo diária não retira.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais