Cidadeverde.com

Entenda o que promove a perda de apetite durante o calor

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Em tempos de forte calor, uma das vítimas mais comuns das temperaturas elevadas é o apetite. Em muitas ocasiões, existe a sensação da falta de vontade de comer. Por que isso acontece? E o que fazer para remediar isso?

A temperatura ambiente afeta o nosso apetite. Com a chegada do verão, o corpo não precisa de mais energia para regular a sua temperatura. O contrário acontece nas outras estações do ano, sobretudo outono e inverno, onde a sensação de fome aumenta e isso faz com que busquemos alimentos que ajudem na produção da termogênese (aumento da temperatura corporal).

Certamente, aqueles que sofrem com a redução do apetite no verão têm menos vontade de refeições sólidas, e recorrem mais aos líquidos para se refrescar e nutrir ao mesmo tempo. Se o consumo de frutas e legumes é fundamental durante todo o ano, esta é a estação perfeita para se tornar um aliado.

Frutas

O consumo de frutas e sucos é muito importante no verão. Eles nos ajudam a regular a temperatura, impedindo que ela suba demais, além de hidratar e saciar. Um jeito simples e muito fácil de tentar “enganar” essa falta de apetite é preferir comidas mais leves e refrescantes. Por isso, o ideal é consumir saladas e frutas.

Custo

É possível dar preferência para alimentos que usualmente têm menor preço, devido à maior facilidade de produção nessa época. Alguns exemplos são os variados tipos de pimentão, abóbora e beterraba, além das frutas como a manga, laranja, carambola e as consumidas comumente nas festas como a lichia, cereja e romã.

Cuidados

No entanto, é preciso ficar atento com a procedência dos alimentos, higiene no manuseio e a preparação. O calor favorece o desenvolvimento de bactérias, aumentando as chances de certos tipos de contaminação dos alimentos. Por isso, é necessário comprar e consumir produtos de lugares confiáveis, além de manter as compras bem estocadas e higienizadas.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais