Cidadeverde.com

Festival de Dança de Teresina é convidado a participar de evento na Suíça

Imprimir

Swiss Dance Days vai unir profissionais da dança de todo o mundo, dentro os quais Janaína Lobo, diretora do JUNTA.

O JUNTA – Festival Internacional de Dança, que vem sendo realizado há 4 anos em Teresina, foi convidado a participar da 10ª edição do Swiss Dance Days, que acontece de 6 a 9 de fevereiro em Lausanne, na Suíça. O convite chega através do programa “COINCIDÊNCIA”, da Fundação suíça para a cultura Pro Helvetia, que fomenta intercâmbios culturais entre profissionais das artes da Suíça e da América do Sul.

O programa apoia projetos envolvendo interlocutores, artistas e conteúdo suíço e também fortalecendo espaços, festivais e proposições na América do Sul. Janaína Lobo, criadora e diretora do JUNTA em parceria com Jacob Alves e Datan Izaká, representará o JUNTA no festival suíço. A viagem de pesquisa, promovida pelo programa COINCIDÊNCIA, visa estabelecer relações entre os contextos da dança da América do Sul e da Suíça, além de um canal para a troca e circulação de produções culturais entre esses territórios.

Além da programação de espetáculos do Swiss Dance Days, que contará com a apresentação de 15 performances, Janaína Lobo participará de encontros com coreógrafos, bailarinos e produtores da suíça e diversos países do mundo. "É a 1ª vez que o JUNTA é convidado para ir tão longe! Isso nos faz perceber a importância que o festival possui, aqui e fora daqui. É uma oportunidade ímpar de conhecer um festival europeu, novos artistas, conhecer in loco a dança suíça, além da possibilidade de intercâmbios futuros. Não tenho dúvidas de que será uma experiência muito importante de estudo e pesquisa sobre como pensar, gerir e organizar um festival”, comenta Janaína.

O Swiss Dance Days

A 10ª edição do Swiss Dance Days acontece de 6 a 9 de fevereiro, em Lausanne, na Suíça – importante cenário da dança internacionalmente. É uma ocasião dedicada ao intercâmbio e encontro entre artistas, produtores e o público. Organizado através da iniciativa da Reso – Dance Network Switzerland, a plataforma bienal visa promover as artes coreográficas suíças. Mais de 150 trabalhos foram analisados por um júri especializado, e 15 performances, criadas nos últimos dois anos, serão apresentadas ao público durante o evento.

No Swiss Dance Days, o público poderá discutir sobre as performances da programação com coreógrafos, bailarinos e produtores nacionais e internacionais. O Swiss Dance Days é também uma oportunidade única de unir diferentes profissionais da dança em uma só cidade. Durante a edição de 2019, representantes de cerca de 300 localidades e quase 40 países estão sendo esperados em Lausanne.

Após o sucesso do “Salons d’artistes” (Feiras dos artistas, em tradução livre) – organizado pela primeira vez durante o Swiss Dance Days 2017 em Geneva – oito sessões do espaço serão realizadas na edição deste ano. Iniciado pelo júri e pelos parceiros organizadores do Swiss Dance Days de 2019, os Salons d’artistes oferecerá a oito coreógrafos a oportunidade de apresentar seus projetos futuros a produtores internacionais, entre os quais Janaína Lobo, diretora do JUNTA. Cada artista será acompanhado por um membro do júri ou diretor artístico que acompanhou a evolução do seu trabalho.

O JUNTA – Festival Internacional de Dança

O JUNTA – Festival Internacional de Dança é um festival criado a seis mãos pelos artistas Janaína Lobo, Datan Izaká e Jacob Alves, como um conjunto de ações artísticas e formativas, tendo a dança contemporânea como objeto e ponto de reflexão sobre a arte e o mundo. O Festival tem trazido para Teresina artistas e grupos importantes da dança no Brasil e no mundo, de diversas cidades e países como Chile, França, Espanha, Argentina, Portugal, Suécia e Moçambique.

Em sua mais recente edição, o JUNTA se desdobrou e aconteceu em dois estados brasileiros: Rio de Janeiro e Piauí. Através de uma importante parceria com o Festival Panorama, do Rio de Janeiro, o JUNTA assinou a curadoria nacional do festival, resultando na presença de três espetáculos piauienses (TrETA, E|N|T|R|E e Trindade) na programação do Panorama 2018. Essa edição rendeu ao Panorama a menção de “Melhores Espetáculos do Ano” no Rio de Janeiro pelo Jornal O Globo.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais