Cidadeverde.com

Usuário é preso em flagrante por furto de água na capital

Imprimir

Foto: Ascom

Uma pessoa foi presa nesta quinta-feira (31) no bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina, por ligações clandestinas ao sistema de água e esgoto. A prisão aconteceu após intervenção da empresa Águas de Teresina, que acionou a Delegacia Geral do Piauí, por meio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO).

No local foi constatado uma derivação do ramal predial antes do medidor, intervenção conhecida como by-pass, que consiste na passagem água ao imóvel sem registrar o consumo pelo hidrômetro. “Nós suspeitamos do crime ao analisar as faturas de água do empreendimento, pois não havia registro de consumo de água desde setembro do ano passado. Então, notificamos o GRECO, que nos acompanhou em uma vistoria, atestando o furto de água”, explica a coordenadora de fiscalização da Águas de Teresina, Paula Moretti.

Em decorrência da irregularidade constatada, é instaurado um processo administrativo, para aplicação da sanção cabível, sendo, neste caso, o valor da multa de R$ 2.335,20. Além disso, é cobrada a diferença de consumo, que será apurada a partir de novas leituras, e poderá ser de até 12 meses retroativos. Também foi registrado o Boletim de Ocorrência pelo crime de furto, que resultará em instauração de inquérito policial para investigação.

“Por meio do convênio firmado com a Águas de Teresina, estamos sempre atendendo às solicitações quando a empresa constata o furto de água. Hoje atestamos o desvio na tubulação e conseguimos prender em flagrante o proprietário do imóvel, que foi autuado no artigo 155 do Código Penal. Essa parceria beneficia, sobretudo, a sociedade, inibindo a contaminação da água distribuída e preservando a segurança pública”, declara o delegado do Greco, Laércio Evangelista.

Na fiscalização, são verificadas especialmente as condutas relacionadas à violação do hidrômetro e suas formas de fraude. As situações mais recorrentes são de violação do corte no cavalete; violação do ramal de água e hidrômetro danificado. O sistema de combate às fraudes vem passando por aprimoramento, de modo a coibir práticas que prejudiquem a cidade. As fiscalizações serão intensificadas. A concessionária destaca que preza pelo bom relacionamento e promove facilidades para o pagamento, como parcelamento de débitos, além de atuar com ações educativas quanto ao uso consciente da água e preservação do meio ambiente. 

De acordo com o regulamento de serviços, constitui infração a prática decorrente da ação ou omissão do usuário, relativa a intervenção nas instalações dos serviços públicos de abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário. Por isso, a população também pode auxiliar a concessionária no combate a esse tipo de crime. As denúncias devem ser formalizadas na Central de Atendimento da Águas de Teresina, por meio do 0800 223 2000 ou 115. Está disponível ainda o 3085 2217 para contato direto com o GRECO.

O combate às fraudes integra as ações programa Água Legal, iniciativa que visa o desenvolvimento cidadão da relação entre a empresa e os usuários. Ações de fiscalização; substituição e instalação de hidrômetros; recadastramento e combate à inadimplência, permitem que, de modo sustentável, o atendimento à população seja eficiente.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais