Cidadeverde.com

Tempestades de verão serão mais intensas em fevereiro, aponta previsões

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O mês de fevereiro será mais chuvoso que janeiro. Os temporais intensos devem ser tendência e por isso, foram emitidos alertas às defesas civis do Piauí e Maranhão pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/CPTEC). A informação é do climatologista Werton Costa, professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Segundo o professor, as chuvas intensas ocorrem por causa da aproximação com a umidade oceânica. 

"A estação chuvosa vai se configurando apesar da irregularidade que nós tivemos no mês de janeiro e por isso enseja certa atenção em toda a área que compreende o Leste do Piauí (Vale do Parnaíba) e parte do Maranhão, sobre a possibilidade de temporais intensos", destaca o climatologista. 

Ele acrescenta que a condição de risco é dada como um mecanismo para que todo sistema de vigilância fique atento às "condições severas". 

O climatologista disse ainda que não acredita que as rajadas de ventos acima de 60 km/h, como ocorreram na última sexta-feira(01), devem ocorrer novamente.   

 

A Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar) divulgou boletim para o trimestre Fevereiro/Março/ Abril sobre as probabilidades de chuva. De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, a previsão foi elaborada por consenso pelo CPTEC, Inmet e Funceme e dos Centros Estaduais de Meteorologia e indica diferença nos índices pluviométricos em todo o Piauí. 

O estado foi dividido em Norte e Centro Norte onde haverá maior probabilidade de ocorrerem chuvas acima da média; Sudoeste onde as chuvas devem ser dentro da normalidade; e  Sudeste onde a maior probabilidade é de chuvas de normal a abaixo da média. 

"Analisando-se o estado como um todo, a tendência é de chuvas dentro da normalidade", destacou Sônia Feitosa.


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais