Cidadeverde.com

Câmara do CRECI-PI media conflitos imobiliários com poder de justiça

Imprimir

Conflitos no mercado imobiliário podem ser resolvidos de forma mais célere através de conciliações realizadas pela câmara mediadora do Conselho Regional de Corretores de Imóveis no Piauí, CRECI-PI. É o que garante o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Nogueira Neto. 

Nesta quarta (6), o presidente informou que cerca de 80 milhões de conflitos envolvendo questões de imóveis tramitam no judiciário e que as câmaras conciliadoras são uma solução mais rápida já praticada no mundo inteiro, inclusive no Piauí, através da mediação do CRECI-PI. Nogueira Neto garantiu, em entrevista hoje ao Jornal do Piauí, que a decisão da conciliação tem a mesma força da decisão judicial.

“Alguns processos tramitam há mais de 20 anos. Então, as câmaras são muito mais céleres e têm um custo maior para a sociedade. [...] No mundo inteiro isso já é tido como normal, no Brasil é que ainda está tímida”, comentou o presidente. Nogueira Neto explica que a câmara não tem prerrogativa para mediar conflitos criminais, mas apenas cíveis, familiares e até demandas que envolvem o setor público. 

“Reclamações contra as construtoras, reclamações de negócios realizados entre as pessoas, compra e venda de terrenos locação e atraso de locação, a empresa reclamar contra inquilino e vice versa, bem como outros conflitos não só envolvendo o mercado imobiliário, mas o mercado da área civil, inclusive privados e públicos”, cita o presidente sobre exemplos de processos que podem ser resolvidos através das câmara.

Ele acrescenta que se não houver entendimento, as partes podem indicar um árbitro e que os valores reclamados nesses casos podem ser ilimitados. 

Os interessados podem procurar a sede do CRECI-PI, que fica na Rua Mato Grosso, no Bairro Ilhotas, próximo a Avenida Frei Serafim, zona Sul da capital. 

 Foto: Leticia Santos/ Cidadeverde.com

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais